quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Assustados e desnutridos, cães são resgatados de canil clandestino em Parnaíba

Cerca de dez cães das raças Spitz Alemão e Pinscher foram resgatados no final da manhã desta quinta-feira, 8, de um canil clandestino localizado em uma residência no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba, litoral do Piauí. Os animais estavam presos em gaiolas, em situação de desnutrição, desidratação, além de apresentarem sinais de medo e abandono.

Assustados e desnutridos, cães são resgatados de canil clandestino em Parnaíba/Reprodução

A ação foi realizada após a identificação de irregularidades no local. Segundo o delegado Renato Pinheiro, responsável pela ocorrência, o espaço funcionava sem qualquer tipo de autorização legal.

“Nós identificamos ali a existência de um canil clandestino, sem autorizações administrativas, alvará de funcionamento, licenças sanitárias e autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Observamos que os animais estavam desidratados, desnutridos e em condições de higiene precárias”, afirmou o delegado.

Assustados e desnutridos, cães são resgatados de canil clandestino em Parnaíba/Reprodução

Ainda de acordo com Renato Pinheiro, durante a vistoria também foi constatado que animais doentes conviviam no mesmo espaço com cães aparentemente saudáveis, o que agravou a caracterização do crime de maus-tratos.

“Havia animais doentes em convívio com animais sadios. Isso caracterizou a situação de maus-tratos. Eram cães das raças Spitz Alemão e Pinscher, aproximadamente dez animais, que ainda estão sendo contabilizados”, completou.

Assustados e desnutridos, cães são resgatados de canil clandestino em Parnaíba/Reprodução

No imóvel, duas pessoas foram encontradas e conduzidas à delegacia. Elas relataram à polícia que o local funcionaria como uma espécie de “condomínio”, onde cada pessoa seria dona de um animal e se revezaria nos cuidados básicos, como alimentação e limpeza. No entanto, segundo a polícia, não havia um responsável técnico ou legal pelo canil, o que configura irregularidade.

“Cada um ia lá um dia, colocava comida, água e fazia uma limpeza, mas não existia uma pessoa identificada como responsável pelo local”, explicou o delegado.

As duas pessoas que estavam no imóvel foram encaminhadas para a delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Os cães resgatados foram retirados do local e devem receber atendimento veterinário e acompanhamento adequado. O caso segue sob investigação. Com informações do Portal Conecta Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário