terça-feira, 17 de outubro de 2017

Projeto usa horta e plantas medicinais na ressocialização de presos no PI

Edição Teodoro Neto |
Foto | Divulgação
Implantado desde 2005 na Unidade Prisional de Bom Jesus, o projeto Farmácia Viva desenvolve o cultivo de plantas medicinais e de uma horta que traz benefícios para os próprios presos e para a comunidade em geral.
A iniciativa foi desenvolvida e aplicada pela especialista em Educação do Campo e da Prisão, Isaira Maria Rodrigues Feitosa, e tem mostrado eficiência tanto no uso das plantas medicinais, quanto dos fitoterápicos.
A metodologia impulsionou acessibilidade a população carcerária e do município como um todo, servindo de modelo a ser aplicada em várias regiões do país."No começo era para suprir a necessidade de medicamentos - e na época eu era voluntária. Um ano depois eu fui contratada como coordenadora de saúde e foi aí que conheci a Farmácia Viva. Como eu gosto muito de plantas desde a minha adolescência, não me canso de ler e não me canso disso. é minha paixão", explicou Isaíra.
Todo o cultivo é feito pelos presos que trabalham com serviços administrativos da penitenciária e o resultado deste trabalho vira alimento e medicamentos que beneficiam a comunidade. "Nós distribuímos plantas mediciais de forma in natura e temos ainda um laboratório em parceria com a prefeitura que produz os medicamentos. O uso é interno e outra parte vai para o laboratório. Hoje até a médica da penitenciária já substitui alguns remédios pelos nossos fitoterápicos", comemora Isaíra.
O resultado é o Fornecimento mensal em torno de 400 kg de plantas medicinais in natura; Uso dos internos e da farmácia de Manipulação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus, que trabalha em parceria com a Secretária de Saúde, melhoria na qualidade de vida dos internos; Redução do aparecimento de doenças, de rápida proliferação como gripe, febre, problemas intestinais, insônia e outros; Criação politicas pública que favorecem acesso a medicamentos a baixo custo para população; Oportunidade de geração de renda para os egressos, vez que conseguiu estabelecer um mercado para consumo da meteria prima produzida.  Informações Cidadeverde.com

Produtos produzidos pela farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário