terça-feira, 12 de novembro de 2019

Servidores do DETRAN-PI eram usados para legalização de carros roubados


O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, afirmou que as investigações realizadas pela Polícia Civil (PC) apuraram participação de funcionários e computadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no uso de Certificados de Registro de Veículos (CRVs) para a legalização de veículos roubados e furtados.
O delegado João Rodrigo Luna, titular da Delegacia de Combate a Crimes contra o Patrimônio (DEPATRI) confirmou na manhã de quinta-feira, 3, que um assessor da Câmara de Vereadores de Parnaíba foi preso na operação do Detran.
A descoberta de participação de funcionários do DETRAN e uso dos computadores do órgão após a deflagração de operação em Parnaíba, no mês passado, quando foram cumpridos  18 mandados de buscas e apreensões e cinco de prisões. Os presos foram considerados pela Polícia Civil como suspeitos de esquema de corrupção e estelionato.
Foram presos o despachante Maciel Ribeiro da Conceição, despachante e assessor da Câmara de Vereadores de Parnaíba; o vendedor de veículos José  Carlos Machado Pereira Júnior; o despachante Júlio César Souza Brandão, Francisca Patrícia Veras da Silva, presa em Campo Maior (84 km de Teresina) e; Fábio Augusto Fonseca Rocha, o "Fabão", preso na Casa de Custódia.
Durante a operação, as prisões foram efetuadas em Teresina, Campo Maior, Bom Princípio e Parnaíba.
Os crimes investigados estão relacionados a transferências de veículos, renovação irregular de carteiras de habilitação, retiradas de multas de forma ilícita, e outras fraudes.
O secretário Fábio Abreu disse que os crimes não poderiam ter sido cometidos sem a participação de alguns servidores e uso de computadores dos órgãos.
Um dos mandados de busca foi cumprido na sede do Detran de Parnaíba, onde foram apreendidos computadores, documentos e outros objetos úteis ao maior esclarecimento dos delitos, e individualização das condutas dos envolvidos na empreitada criminosa.
O delegado João José Pereira, da Polícia Civil de Parnaíba, disse que a investigação estava sendo coordenada pelo delegado João Rodrigo Luna, da DEPATRI, que está de licença fazendo mestrado em Portugal, e ele vai continuar.
O secretário Fábio Abreu disse que houve falsificações de documentos, que tentavam dar aparência de legalidade a veículos roubados, veículos estes na maioria dos casos oriundos de outros estados e comercializados sem o conhecimento do adquirente ou de terceiros.
O diretor-geral do Detran do Piauí, Arão Lobão, declarou que os computadores do órgão foram levados, por ordem judicial, para que fossem periciadas pela Polícia Civil. Da Redação com informações de Efrém Ribeiro/MN

Nenhum comentário:

Postar um comentário