A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada da saúde no
momento de buscar orientações sobre o novo coronavírus. Os aplicativos e chats
são uma parte importante da linha de combate à Covid-19, oferecendo orientações
a pacientes que têm sintomas similares aos da doença. No Piauí, o aplicativo
Monitora Covid-19, possibilita o atendimento e contato direto da população
piauiense com profissionais da saúde.
A ferramenta conta com 69 médicos, que passaram por
treinamento e estão à disposição para realizar o atendimento on-line, direto de
uma sala de controle que funciona no Hospital Getúlio Vargas. Segundo o
diretor-geral do HGV, o médico Gilberto Albuquerque, nos últimos 15 dias, 2.700
usuários de todo estado utilizaram a tecnologia, sendo que desse total, 700
pacientes precisaram de interação e atendimento com os médicos.
Os profissionais que atendem por telefone, identificam
possíveis casos de Covid-19. Quando detectam um caso suspeito, investigam a
fundo e encaminham para internação, se for o caso. "Outra vantagem do
aplicativo é que ele mostra a localização do paciente, então nós podemos ver
por bairro os registros maiores da doença. Nós já tivemos casos de pessoas que
descobriram que tinham sintomas por meio do celular, entraram em contato com o
médico e foram orientadas imediatamente a procurarem o serviço hospitalar para
serem internadas”, afirmou Gilberto Albuquerque.
Para utilizar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar,
colocar todos os seus dados, informar a localização, bem como os sintomas que está
sentindo e poderá ter uma interação de vídeo com o médico. "O paciente
baixa o aplicativo, preenche os dados, responde às perguntas pré-definidas e já
dispõe de orientações conforme a classificação do paciente, os médicos atendem
os pacientes que estiverem classificados como vermelho e amarelo. Eles avaliam
e orientam o paciente, seja a procurar um serviço de saúde, ficar em casa de
repouso, indicam algum analgésico, orientam sobre cuidados de isolamentos e
higiene e assim evita-se que esses pacientes saiam contaminando outras
pessoas”, ressaltou o diretor do HGV.
Dr.Gilberto Albuquerque explica como funciona o atendimento
via aplicativo
Dr.Gilberto Albuquerque explica como funciona o atendimento via aplicativo |
Ainda de acordo com Gilberto Albuquerque, o aplicativo ajuda
também na notificação de infectados por coronavírus (SARS-CoV-2), já que só em
Teresina, a subnotificação chega a 53 vezes o número de casos confirmados de
coronavírus, segundo pesquisa por amostragem encomendada pela Prefeitura. Nessa
perspectiva, a capital piauiense chegaria a 32 mil contaminados no fim de maio.
“Muitos desses pacientes são subnotificados e o aplicativo orienta a
necessidade de se fazer o teste e faz o encaminhamento para o
laboratório", frisa o médico.
Pacientes são classificados por risco de gravidade
Com uma plataforma de acesso simples, o aplicativo é uma
ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Piauí, onde a Secretaria de Estado
da Saúde do Piauí faz o acompanhamento da situação de pessoas que estão com
sintomas da doença, com identificação dos sintomas suspeitos, orientação para atendimento
médico e indicação do posto de atendimento mais próximo
A maioria dos pacientes que baixam a plataforma são casos
classificados como cinza, em seguida verde, amarelo, logo depois laranja e por
fim os mais graves de risco vermelho. Contudo, muitos mudam de classificação,
podendo sair de uma mais grave para mais leve e vice-versa.
De acordo com o médico otorrinolaringologista Bernardo
Cunha, dependendo da complexidade do caso, o médico vai entrar em contato com
esse paciente para tirar dúvidas e verificar se os sintomas são de Covid-19,
H1N1 ou outra doença. “O sistema é simples de usar, é intuitivo, e permitirá
esse contato mais próximo dos profissionais de saúde com a população
piauiense”, esclarece.
O sistema classifica os pacientes nas seguintes categorias:
Cinza: baixam o aplicativo mas não finalizaram o cadastro; Verde (risco 1): Sem
sintomas; Amarelo (risco 2): Sintomas como febre e tosse, sem falta de ar e sem
comorbidade; Laranja (risco 3): Sintomas como febre e tosse, sem falta de ar e
com comorbidade e Vermelho (risco 4): Sintomas e falta de ar. (W.B.)
Ferramenta facilita acesso a quem precisa de atendimento
O Monitora Covid-19 foi desenvolvido por instituições
privadas, em parceria com o Consórcio Nordeste; a Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti); a Secretaria de Saúde do Estado da
Bahia (Sesab) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech). O
aplicativo está disponível para Android, necessitando de uma internet de baixa
conexão para a utilização. A maioria dos usuários até o momento são de Teresina
(69%), os demais (31%) estão espalhados pelo interior.
Para utilizar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar,
colocar todos os seus dados, informar a localização, bem como os sintomas que
está sentindo e poderá ter uma interação de vídeo com o médico. “Esse aplicativo
é muito importante, pois atendemos muitos casos que deixam de ir aos hospitais
desnecessariamente. Além de facilitar a situação daqueles que precisam de
atendimento hospitalar, pois faz um georreferenciamento das unidades de saúde
mais próximas e também monitora e orienta as pessoas que tiveram contato com
casos positivos da doença”, pontua Bernardo Cunha. (W.B.) Da Redação com informações Meio Norte
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