segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Árvore Penteada, patrimônio histórico, terá segurança 24h para evitar depredação

A Prefeitura de Luís Correia inaugurou no sábado, 12, a revitalização do entorno do ponto turístico Árvore Penteada. Para preservar o local, a partir de agora, o espaço contará com segurança 24h. A medida visa impedir que vândalos voltem a danificar o patrimônio histórico, tombado pelo Governo do Piauí em dezembro de 2021. Informações Cidadeverde.com 

A obra de revitalização proporciona uma estrutura adequada para os turistas que visitam a árvore. O espaço ganhou imunização, acessibilidade, estacionamento, letreiro e um novo acesso. Permitindo a visita do ponto turístico 24 horas por dia.

“Esse espaço, que é tão importante para o nosso município e para o turismo do litoral do Piauí, está de cara nova e pronto para receber os turistas com uma estrutura adequada.[...] Esse é um compromisso nosso em buscar melhorias para o turismo local. Preservar nossa memória e nosso patrimônio paisagístico é parte da mudança que Luís Correia vive hoje", comentou a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele.

A Árvore Penteada, como é conhecida, é um tamarindeiro que tem essa forma devido a força dos ventos do litoral.

Patrimônio Histórico

A Árvore Penteada foi tombada como patrimônio histórico no Piauí em 23 de dezembro de 2021. Desde aquele dia, fica proibido qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada ou remoção da Árvore Penteada. Fica permitido apenas a visitas e excursões de comunidades, escolas, pesquisadores, entre outros, desde que se garanta a sua integridade física.

É obrigação do Executivo Estadual garantir todos os meios técnicos e científicos apropriados à manutenção, conservação e preservação da Árvore Penteada.

Ataques à Árvore Penteada

Em 2017, a Árvore Penteada foi pichada com as siglas de duas das principais facções criminosas que atuam nos presídios brasileiros. A árvore trazia a inscrição FDN, abreviação de Família do Norte, e o banco ao lado com a sigla do PCC, Primeiro Comando da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário