Pelo menos 144 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram, esta semana, na Praia do Arrombado, em Luís Correia, litoral do Piauí, segundo o Instituto Tartarugas do Delta (ITD). A ONG informou que o nascimento dos répteis teve início na terça-feira, 11, quando os filhotes romperam as cascas dos ovos, e levou cerca de três dias, até quinta, 13, quando eles começaram a subir à superfície da areia.
Filhotes de tartaruga-de-pente nascem na praia do Arrombado em Luís Correia (PI) — Foto: Reprodução |
Um vídeo gravado pelo ITD (assista abaixo) mostra o momento em que as tartaruguinhas surgem na superfície. Segundo o instituto, os filhotes aguardarão até a maré alta para iniciar uma nova jornada, desta vez em mar aberto.
A ONG informou que, até o momento, são mais de 140 ninhos sendo monitorados nas praias piauienses e mais de 3 mil filhotes liberados ao mar.
O ITD conta com o apoio da Eólica Pedra do Sal, da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Sesc Piauí para realizar o trabalho de manejo e conservação no estado.
Tartaruga-de-pente
Considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas, essa espécie prefere recifes de corais e costões rochosos em águas costeiras rasas. Elas costumam ficar distribuídas entre mares tropicais e sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
A tartaruga-de-pente já quase desapareceu devido à caça predatória. Atualmente, são animais considerados criticamente em perigo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e em perigo no Brasil, conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Do G1 Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário