sexta-feira, 7 de abril de 2023

Páscoa: entenda o significado da data para diferentes religiões e culturas

Ao longo da história, a Páscoa reuniu tradições judaicas, cristãs e pagãs. Orginalmente, trata-se de uma celebração cristã, que remete ao "plano de salvação" protagonizado pelo messias Jesus Cristo.


Ostara é a deusa da primavera, da ressurreição e do renascimento; tem como símbolo o coelho — Foto: Portal do Rancho

Mas, segundo historiadores, a Páscoa já era celebrada pelos povos germânicos e celtas pagãos do hemisfério norte e estava relacionada ao culto a deusa mitológica Ostara. Na festividade desses povos antigos, estavam inseridos ovos e o coelho, como símbolos de fertilidade.

Para os judeus, a Pessach, traduzida em português como Páscoa, significa passagem e retoma a libertação e redenção do povo. Confira abaixo como as diferentes crenças e culturas entendem a Páscoa.

Religiões de Matriz Africana


Festa em casa de Umbanda — Foto: Morena Santos - IAOB/FEESK

As comunidades de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, não celebram a Páscoa. É que a fé e os costumes dessas religiões não se baseiam no cristianismo, mas em entidades como Orixás, Nkisis e Voduns, que regem tradições e rituais diferentes.

Evangélicos e protestantes


Ressurreição de Cristo — Foto: Joalline Nascimento/G1

As comunidades evangélicas e protestantes reconhecem Jesus Cristo e a Bíblia como base para suas práticas. Para essas religiões, a Páscoa é "uma história de redenção", onde o Cristo é morto como forma de perdão pelos pecados da humanidade, ressuscitando três dias após sua morte.

Maçonaria


Sìmbolo maçônico; estima-se que haja 6 milhões de maçons pelo mundo — Foto: kelly2/Creative Commons

A maçonaria é uma escola de moral e ética, baseada em lendas e símbolos inclusos nessas lendas. É pautada por valores morais e filosóficos e se apoia na moral teísta, crendo em um ser supremo, onde é necessário que os membros professem uma fé.

Porém, por não ser uma religião a maçonaria não insere tradições fixas, como a Páscoa, em suas celebrações.

Catolicismo


Paixão de Cristo do Recife — Foto: Lígia Buarque/Divulgação

Para os católicos, assim como para os evangélicos e protestantes, a Páscoa é "um marco na história de redenção da humanidade, centralizado no sacrifício de cruz de Jesus Cristo". O ritual se inicia muito antes da sexta-feira Santa.

Ele começa depois do carnaval, durante a Quaresma, passando pelo Domingo de Ramos e a Semana Santa.

Doutrina Espírita


Kardec não via o espiritismo como uma religião, mas sim como uma doutrina 'que combinava ciência, filosofia e espiritualidade' — Foto: Domínio Público via BBC

A doutrina Espírita se baseia na codificação de Allan Kardec e tem como fundamentos os pilares da evolução do espírito pela reencarnação e imortalidade da alma; a existência de vida em outros mundos; e a mediunidade como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Para os seguidores da doutrina, Jesus Cristo é um espírito evoluído. Mas mesmo acatando os preceitos do evangelho cristão, eles não comemoram a Páscoa.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário