Fiscais do setor de qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) apreenderam em fiscalização na região norte do Piauí, nesta quinta-feira, 17, quase 1 mil produtos falsificados em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa.
Entre os produtos estavam televisões, ventiladores, pneus, carregadores de celulares, adaptadores para tomada, entre outros itens que não contavam com o modelo de aprovação do INMETRO
Todos esses produtos foram considerados danosos ao bolso do consumidor e principalmente, perigosos à saúde. De acordo com Patrícia Leal, diretora-geral do IMEPI, os materiais retirados dos estabelecimentos comerciais causavam sérios riscos à população. Adaptadores de tomada, por exemplo, podem gerar curto-circuito, incêndios e até mesmo choque elétrico fatal.
“Um carregador de celular ou adaptador para tomada falso podem gerar um curto-circuito, ou choque elétrico fatal. Esse material pirata, sem certificação do Inmetro, é extremamente danoso para o consumidor", explicou.
Outro exemplo são os pneus. Sem a certificação adequada, o consumidor pode estar correndo sérios riscos de um acidente que pode custar a vida. "Um pneu inadequado pode ocasionar um acidente gravíssimo, além de diversos outros problemas financeiros e físicos para a população em geral”, pontuou.
Entre os produtos estavam televisões, ventiladores, pneus, carregadores de celulares, adaptadores para tomada, entre outros itens que não contavam com o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As multas para os empresários envolvidos dependem do porte da empresa, nível de infração e reincidência. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921. Informações G1 Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário