segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Tartaruga ameaçada de extinção é resgatada após encalhar em praia de Barra Grande

Uma tartaruga-cabeçuda juvenil foi resgatada no último sábado, 19, após encalhar na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. O animal pertence à espécie Caretta caretta, classificada como vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e ameaçada de extinção.

Tartaruga ameaçada de extinção é resgatada após encalhar em praia de Barra Grande/Reprodução
 

O resgate foi realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta, com o apoio de uma família local. A tartaruga foi encaminhada ao Centro de Reabilitação do instituto para receber atendimento veterinário.

“O instituto realiza o monitoramento das praias, envolvendo a comunidade nesse processo, o que ajuda a formar uma rede de colaboradores. Foi o que aconteceu nesse caso, Toinho, sua esposa Marcela e o filho estavam na praia quando a maré trouxe a tartaruga, eles viram o animal e tomaram os primeiros procedimentos de resgate”, explicou Werlanne Magalhães, bióloga e vice-presidente do instituto.

Werlanne Magalhães reforçou que, ao avistar um animal encalhado, as pessoas não devem tentar devolvê-lo à água, pois isso pode agravar seu estado de saúde.

“A primeira coisa a fazer é não reintroduzir o animal na água. Na tentativa de salvar, pode-se piorar o quadro de saúde. A família agiu corretamente, deixando o animal no local e chamando o resgate, que foi feito por nossa equipe e encaminhado ao Centro de Reabilitação”, destacou.

Tartaruga ameaçada de extinção é resgatada após encalhar em praia de Barra Grande/Reprodução

O Instituto Tartarugas do Delta disponibiliza o telefone (86) 9 9968-0197 para o resgate de animais encalhados nas praias do Piauí.

Segundo Werlanne Magalhães, entre agosto e dezembro há um aumento no número de resgates de animais encalhados devido aos fortes ventos na região. Atualmente, dez tartarugas-cabeçudas juvenis estão em reabilitação no Centro, algumas com lesões na cabeça, fraturas ou fissuras. Informações Cidadeverde.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário