O juiz Thiago Carvalho Martins, da Vara de Delitos da Organização Criminosa, decidiu manter a prisão preventiva dos líderes de facção Valdeci da Silva Lima, conhecido como “Brizola” (Bonde dos 40), e Josimar Machado Alves de Lima, o “Mamá” (PCC). Ambos foram detidos em 14 de dezembro de 2023, durante uma operação da Polícia Civil do Piauí, e permaneceram sob custódia em decorrência de suspeitas de tráfico de drogas, organização criminosa, homicídios e outros.
Juiz Thiago Martins Mantém Prisão de Líderes das Facções Bonde dos 40 e PCC/Reprodução |
A defesa de Brizola e Mamá solicitou a revogação das prisões, alegando falta de contemporaneidade dos fatos e problemas de saúde, no caso de Mamá, que está paraplégico. No entanto, o magistrado referiu que as investigações apresentaram alegações suficientes de envolvimento em atividades criminosas graves, incluindo tráfico de armas, extorsão e homicídios, além de uma extensa ficha criminal.
As acusações contra Brizola envolvem liderança e organização de crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e agiotagem, além de ordenar execuções e ameaças a desenvolvedores, confirmadas por interceptações telefônicas e depoimentos. Já Mamá, apontada como líder do PCC na zona norte de Teresina, é acusada de ordenar homicídios contra rivais.
Ambos os réus negam o envolvimento com as facções criminosas, apesar de admitirem conhecer membros. Testemunhas ouvidas na investigação, porém, dizendo a participação de ambos nos crimes investigados, o que sustentou a decisão direta do juiz de manter a prisão. Informações Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário