quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Saiba quem é o ex-candidato do PL que morreu após explosões no STF

O carro que explodiu na noite desta quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi identificado como sendo de Francisco Wanderley Luiz, natural de Santa Catarina. Conhecido como 'Tiü França', homem havia publicado uma série de mensagens críticas e hostis ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes do Congresso Nacional pouco antes do incidente, foi encontrado morto em frente ao STF logo após as explosões.

Reprodução 

Luiz era conhecido nas redes sociais por compartilhar teorias conspiratórias e conteúdos anticomunistas ligados ao movimento QAnon, amplamente difundido na extrema-direita americana. Em 2020, ele foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em uma postagem anterior, ele chegou a visitar o STF e publicou uma foto no plenário com a legenda: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro)”, demonstrando, em tom irônico, seu acesso ao local.

Reprodução 

Mensagens recentes publicadas por Luiz sugeriam a premeditação do atentado em Brasília. Ele fazia referência à data de 13 de novembro, descrevendo-a como um “marco revolucionário” e afirmando que “em espírito estaria na linha de frente com sua espada erguida”. Em suas redes, ele também seguia páginas de apoio ao ex-presidente Bolsonaro e a personalidades da direita, como Olavo de Carvalho e o portal Brasil Paralelo.

A Polícia Federal segue investigando o caso para apurar a motivação do ataque e o possível envolvimento de outras pessoas ou grupos no planejamento da explosão. Informações Conecta Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário