segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PM e PRF ampliam reforço e fiscalização no trânsito em Parnaíba e outras duas cidades

De janeiro a outubro de 2025, o Piauí registrou 907 mortes no trânsito, uma redução de 1,52% em relação ao mesmo período de 2024, conforme dados do Observatório do Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (DOT/SSP-PI). Uma das ações que contribuiu para esse resultado é a campanha “Todos pelo Trânsito: Vida Salvar”, que será lançada no interior do estado nesta semana.

Campanha “Todos pelo Trânsito: Vida Salvar”/Reprodução Ascom SSP

A iniciativa, realizada pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), tem como objetivo intensificar o combate aos acidentes e às mortes nas rodovias piauienses. As ações serão lançadas nos principais polos regionais: Bom Jesus e Picos, na terça-feira, 4, e Parnaíba, na sexta-feira, 7.

De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a interiorização da campanha atende a uma determinação do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas, para ampliar o foco de atenção à segurança viária em todo o território piauiense.

“Lamentavelmente, o trânsito ultrapassou o número de óbitos por homicídio no Estado. Precisamos ter um trabalho específico voltado para essa realidade. Por isso, encampamos essa campanha de conscientização e chamamento, tanto para nossa tropa quanto para a população. A parceria imediata com a PRF tem mostrado resultados concretos, e agora vamos levar essa lógica para todo o Piauí”, destacou o coronel.

Locais e horários de lançamento:

Bom Jesus: às 7h30, na Praça da Catedral Nossa Senhora das Mercês (Praça Central);

Picos: às 11h30, no Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho;

Parnaíba: às 17h30, no estacionamento do Aeroporto de Parnaíba, marcando o lançamento simbólico da primeira etapa da interiorização da operação.

A meta é consolidar a queda nos índices de acidentes e fortalecer a cultura de prevenção entre motoristas e pedestres. Para isso, serão realizadas:

Ações educativas;

Fiscalizações integradas;

Reforço do efetivo;

Uso de inteligência estatística para direcionar as ações aos pontos mais críticos.

“A ideia é envolver toda a tropa e a sociedade em um esforço conjunto para reduzir as mortes no trânsito e garantir mais segurança aos piauienses”, completou Scheiwann Lopes.

Mortes no trânsito reduzem 1,52% em outubro de 2025 em relação a 2024

De acordo com o Observatório do Trânsito da SSP-PI, os resultados refletem os efeitos das blitzes integradas, campanhas educativas e ações de fiscalização.

Outubro de 2025: 86 mortes no trânsito no Piauí;

Outubro de 2024: 112 mortes;

Redução: 23,21%. Com informações do Portal Meionews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário