O
vídeo de uma ciclofaixa no meio de uma rodovia piauiense está viralizando nas
redes sociais e gerando polêmica sobre a localização do espaço para ciclistas.
A via para quem pedala fica entre duas pistas para automóveis em alta
velocidade. Internautas questionam o risco para ciclistas e pedestres.
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A pista composta por quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, no meio das quatro faixas, separando a estrada, margeada por faixas contínuas, está a ciclofaixa/Reprodução |
O
Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que a rodovia está em obras
e que a ciclofaixa será deslocada para a lateral.
Conforme
o projeto, de 2013, a obra custou mais de R$ 6 milhões, com extensão de mais de
10 km. O trecho faz um desvio na PI-140, cortando a PI-141, para que os
condutores não precisem passar por dentro do trecho urbano da cidade de Canto
do Buriti.
A
pista é composta por quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido.
Exatamente no meio das quatro faixas, separando a estrada, margeada por faixas
amarelas contínuas, está a ciclofaixa. Um vídeo (abaixo) que está viralizando nas redes
sociais questiona o risco da localização da ciclofaixa.
"A
ciclovia é no meio da rodovia aqui", diz o autor do vídeo, não
identificado, que já teve mais de 100 mil visualizações no Twitter. "Vou
começar com uma pergunta básica: é permitido pelo código de trânsito
brasileiro?", questiona um internauta.
Barreiras
são necessárias
Conforme
o engenheiro e professor Kidner Próspero, a norma de trânsito não proíbe esse
tipo de ciclovia, mas é necessário, nesse caso, que haja as
"defensas", barreiras que impeçam os veículos automotores de atingir
os ciclistas caso o condutor perca o controle.
"O
bom senso vai dizer pra gente que isso coloca o ciclista em perigo. A boa
prática não recomenda fazer esse tipo de ciclovia. Então, o ideal seria fazer
uma ciclovia na lateral da pista ou, caso se mantenha, teria que fazer as
defensas", explicou.
Estrada
em obras
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Ciclofaixa no meio da estrada/Reprodução |
A
rodovia está em obras. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou
que, entre as mudanças pelas quais o trecho deve passar, está o deslocamento da
ciclofaixa para a lateral da estrada. O custo da reforma é de R$ 5 milhões.
Além de melhorias no asfalto, a obra inclui a construção de uma nova alça de
acesso, conforme descreveu o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral.
"A
ciclofaixa vai ficar na lateral, vamos esticar para a lateral esquerda próximo
à margem da rodovia para dar segurança à população. Por adaptação do projeto.
Em toda a obra, da reforma pequena de uma casa até a construção de um rodoanel,
há necessidade de adequações no projeto. Haverá a implantação da segunda alça
que está em construção, que é uma implantação construída do zero, além da reforma
pontual de conservação, que sempre deve haver em nossas rodovias",
explicou Sobral.
O
DER também se posicionou em nota sobre o assunto. Veja a íntegra:
Nota
PI-141
Sobre a obra do contorno rodoviário da cidade
de Canto do Buriti, no Sul do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem
(DER/PI) informa que essa intervenção está em andamento e contempla uma
extensão de 4.2 km. Os serviços de implantação e pavimentação no contorno do
município receberá serviços de microrrevestimento ligando o trecho que
compreende o entroncamento da PI-141 ao entroncamento da PI-140. Como o trecho
está em obra, a adequação na localização da ciclofaixa será a etapa seguinte
com o deslocamento para a lateral. O órgão reitera que a intervenção é positiva
para a mobilidade urbana e contribui de forma significativa para a fluidez do
trânsito, já que toda a região é rota do tráfego de veículos de carga. Do G1 Piauí