quinta-feira, 14 de abril de 2016

Médicos fazem apelo para reduzir acidentes de trânsito no Piauí


Chocados com o crescente número de vítimas de acidentes de trânsito, os médicos piauienses decidiram mostrar a cara e em uma série de quatro vídeos produzidos em Teresina, fazem um alerta e lançaram uma campanha "Pela Vida". A campanha é encabeçada pelo Conselho Regional de Medicina do Piaui e a Associação Médica Brasileira e os próprios médicos é que revelam nos vídeos a realidade do atendimento de urgência e emergência na capital.
Segundo dados do CRM, 80% das vítimas de traumas atendidas no Piauí, sofrem acidentes de trânsito e 50% delas admitem o uso de álcool. Outro número que chama atenção é que no mundo inteiro 10% das vítimas de traumas sofrem do tipo craniano e no Piauí 40% das vítimas sofrem este tipo de trauma.
"Isso revela que as pessoas não usam capacete", é o que enfatiza a médica Patrícia Veiga, representante da AMB e que acrescenta que é preciso fazer uma campanha massiva de divulgação para diminuir o grande índice de acidentes de trânsito.
"Nossa tentativa é de sensibilizar o HUT de que ele está completamente lotado e não dá conta porque a demanda não diminui. Não tem jeito. As pessoas cobram investimentos altos quando a solução é simples, fácil e barata que é a prevenção", pontuou a médica.
Nos vídeos é possível assistir depoimentos como o da médica Ana Tecla Andrade Correia Lima, médica emergencista do Samu e perita do trânsito. "Nos deparamos diariamente com cenas tristes de vítimas de acidente principalmente de  moto", declara.
Ou ainda como o do médico Yousef Aguiar, intensivista da clínica médica do HUT que alerta. "É muito triste devolver à sociedade cidadãos que não voltarão a falar, que não voltarão a sorrir ou a andar. Então use capacete e não dirija em alta velocidade", completou. - Rayldo Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário