sábado, 16 de abril de 2016

SEDESC busca parceria com a Saúde e a Educação pelos direitos da pessoa deficiência

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) em articulação com a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Educação, através do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), realizou nesta sexta-feira (15) pela manhã, no auditório da SEDESC, uma ação com a intenção de buscar parcerias no que diz respeito à garantia de direitos e acesso as políticas públicas para deficientes de 0 a 18 anos beneficiários do BPC.
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social é um beneficio individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 60 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem tê-la provida por sua família.
O analista do Seguro Social, Graciano Piacentini, palestrou e tirou dúvidas dos presentes durante a ação, relatou ainda em seu pronunciamento que o tema da conversa com a rede de atendimento é o BPC, beneficio previsto na Lei Orgânica da Assistência Social LOAS, Lei n° 8.742, de 7/12/1993 instituído pela Constituição Federal.
Piacentini, junto com os profissionais, traçou estratégias para otimizar o atendimento, garantir acesso a esse beneficio que é um direito. “Como assistente social da Previdência nós buscamos neste momento trazer as condições e os mecanismos de como esse beneficio se processa dentro do INSS, como ele chega e a forma como são atendidos e claro as dúvidas que os profissionais têm quando recepcionam essa população nas comunidades aqui no município de Parnaíba” finalizou.
Para a Coordenadora Geral do Beneficio de Prestação Continuada, Karina Duarte Sampaio essa articulação busca a parceria das Secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social, Duarte Ressaltou, “Hoje nós temos 503 crianças beneficiarias de 0 a 18 anos que recebem BPC Escola e precisam ser inseridas na rede municipal de ensino e neste momento buscamos estratégias para que possamos acompanhar as famílias dessas pessoas e o acesso as políticas públicas do município”, informou.
Participaram da ação além dos representantes da Secretária da Saúde e Educação, Bolsa Família, Coordenadores e Técnicos da Assistência Social, Diretores e representantes de escolas do município, CAPS, COAS e COMUDE. - ascom/pmp

Nenhum comentário:

Postar um comentário