quarta-feira, 25 de maio de 2016

Parentes de presos denunciam maus tratos dentro das penitenciárias

Petrus Evelyn

Durante Audiência Pública que ocorreu na manhã de hoje (25/05), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, parentes de presidiários afirmaram sofrer abusos físicos e psicológicos nas visitas aos presídios.
"Muitos agentes tratam as visitas muito mal, aos gritos. Eu tenho câncer e por isso ganho prioridade, mas eles não me respeitam. Quero enfatizar que não são todos os agentes. Quando vou visitar meu marido, eu fico presa num gradeado minúsculo e uma vez um agente disse que me agrediria se eu não saísse de lá, mesmo que não houvesse outro lugar para estar", afirmou Elaine Régia, esposa de um presidiário.
O vice-presidente do Sinpoljuspi diz que o maior torturador dentro os presídios é o Governo do Estado
O vice-presidente do Sinpoljuspi diz que o maior torturador dentro os presídios é o Governo do Estado
Outras denúncias feitas pelas esposas e parentes de presos é em relação às transferências dos detentos. A maioria das vezes elas são feitas na madrugada, sem nenhum tipo de aviso aos advogados ou à família do preso.
"Esta é uma medida de segurança. O horário mais seguro para as transferências são na madrugada", afirmou o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
Carlota Sales, mãe de um presidiário que está preso em Altos, seu filho está preso há quase 2 meses, mas ela não consegue visitá-lo.
"A burocracia é enorme. Tem mil documentos para assinar. Eu não sou namorada ou esposa. Sou a mãe. Quem tem coragem de proibir uma mãe de ver o seu filho", denunciou Carlota.
O vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, afirmou que muitas das críticas das parentes dos detentos são verdadeiras, mas que tudo isso é causado pelo colapso no sistema de segurança do Estado.
"As denúncias delas, que têm o direito de ver seus parentes, são resultado do descaso do poder público com os presídios. Se existe um torturador nessa história, esse torturador é o Governo do Estado", concluiu Kleiton.