quinta-feira, 7 de julho de 2016

Projeto incentiva a ressocialização em penitenciária do PI

Autoridades assinam termo de cooperação que proporciona a destinação de verbas de transações penais com o intuito de desenvolver projetos de ressocialização. Os Artesãos da Liberdade será implantado na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez. A iniciativa foi autorizada pelo secretário de Estado da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, e o juiz da Comarca de Bom Jesus, Heliomar Rios. A ideia é incentivar às pessoas que estão presas a realizarem uma atividades e também lapidar grandes talentos. Funciona como perspectiva de vida e uma alternativa em meio às circunstâncias.

Projeto incentiva a ressocialização em penitenciária do PI

Para Heliomar Rios, esses recursos são ofertados a vários projetos sociais, conectados , por exemplo, ao aparelhamento da segurança pública, melhoria do sistema de justiça, infraestrutura urbana e quaisquer outros que colaborem com o desenvolvimento social. É uma forma de incentivar também a ressocialização dos presos. "O sistema carcerário e judicial do Brasil deixa a desejar. Estamos firmando a parceria com o Governo do Estado, revertendo esses valores para o projeto social na Penitenciária de Bom Jesus, pois acreditamos que as instituições não podem trabalhar sozinhas, devem se dar as mãos para que possamos prestar um serviço de eficiência à sociedade", afirma.
De acordo com o Adilson Costa, gerente de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria da Justiça do Piauí, pelo projeto Artesãos da Liberdade, na Penitenciária de Bom Jesus terá um locoal reservado para o desenvolvimento dessa alternativa. O artesanato é característico do nordeste e com certeza vai auxiliar na humanização. "Os reeducandos da Penitenciária de Bom Jesus já trabalham com a produção artesanal, mas estamos profissionalizando a produção, destinando o espaço específico para o trabalho dos internos e disponibilizando instrutor para ajudá-los a aperfeiçoar a técnica. Nosso objetivo é fomentar a comercialização", destaca.
Vale ressaltar que as quantias que serão investidas são oriundas de acordos realizados em juízo. A ideia é que o projeto chegue em outras penitenciárias do Estado do Piauí.

PpC com informações da CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário