sábado, 22 de agosto de 2020

Governo do Piauí faz alerta a cidades que antecipam a flexibilização


O Governo do Estado, em um esforço contínuo, baseado em fatos científicos e em especificações epidemiológicas, elaborou um calendário para dar seguimento à reabertura econômica e social no Piauí. Apesar disso, alguns municípios piauienses adiantaram o processo de flexibilização, criando um calendário próprio para a reabertura de diversos setores, o que implica em risco à segurança da população e em um possível retorno do aumento de número de casos. Dessa forma, devem se responsabilizar pelas consequências das medidas, já que alguns comportamentos, por parte da sociedade, podem gerar um avanço da doença.
Piauí faz alerta a processo de flexibilização em cidades (Divulgação)

O Comitê Pro Piauí, que coordena a retomada das atividades econômicas, definiu estratégias de saúde e segurança que estão sendo seguidas por empresários de todos os setores flexibilizados com um único objetivo, a saúde do povo piauiense, observando-se a propagação da doença e a capacidade de suporte do sistema de saúde.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, desde o lançamento do Pro Piauí, quando foi apresentado pelo governador Wellington Dias, havia uma ideia diferente dos outros estados brasileiros, um Plano de Retomada Organizada. 

“Na verdade, um pacto feito com o setor empresarial para tentar minimizar os danos causados pela crise provocada pelo novo coronavírus. Fizemos diálogos ao longo de meses, separadamente com cada setor e com a equipe epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Vigilância Sanitária, Seplan, Segov e SDE mostrando a necessidade dos empresários aderirem a esse plano. Precisávamos esperar o momento certo para a reabertura, estudando o número de casos, de óbitos e de leitos, para que quando houvesse uma diminuição dos números, um achatamento na curva, fôssemos voltando de forma organizada e com responsabilidade”, afirmou o gestor.
Meio Norte






Nenhum comentário:

Postar um comentário