Cerca de 83 mil pessoas devem embarcar no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, na zona Sul de Teresina, durante o mês de dezembro. Entre os passageiros, estão idosos e pessoas com deficiência que têm direito à gratuidade no transporte interestadual.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com |
A coordenadora do plantão social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Gislene Pinheiro, (foto abaixo) explicou como funciona essa gratuidade.
Coordenadora do plantão social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc)/Reprodução |
"Referente à população idosa, esse benefício cobre idosos a partir de 60 anos com renda individual de até dois salários mínimos. Então, ele precisa estar portando um comprovante de renda ou, se não tiver renda, ele vai ao CRAS mais próximo de sua casa para retirar a carteirinha. Porém, a gente consegue viabilizar o acesso a esse passe livre imediatamente porque nós temos a competência de emitir uma documentação provisória para que ele possa acessar o passe livre", destacou a coordenadora.
Já para as pessoas com deficiência, é necessário apresentar renda de até um salário mínimo e já possuir a carteira de passe livre.
"O passe livre da pessoa com deficiência tem outra condicionalidade. Ele precisa estar de posse da carteirinha e ter renda de até um salário mínimo. Então, ele precisa estar retirando primeiro a carteirinha do passe livre e aqui na rodoviária a gente acompanha esse acesso aos bilhetes", completou Gislene Pinheiro.
Porém, para que não haja problemas na hora de embarcar, o usuário com direito ao passe livre precisa agendar com antecedência a sua passagem.
"As pessoas vão para o terminal ou para as paradas aguardar o transporte sem fazer o agendamento da passagem. A lei diz que o portador do passe livre ele tem que agendar a passagem dele com até quatro horas de antecedência do início da partida da viagem. Então, quando a gente vai avaliar e fiscalizar a denúncia, termina ocorrendo isso", explicou o superintendente de Transportes da Setrans, Valkir Nunes. (foto abaixo)
Superintendente de Transportes da Setrans/Reprodução |
A gerência do terminal confirmou mais de 22 horários nas datas que antecedem as festividades de fim de ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário