sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Homem agride Oficial de Justiça e joga carro contra veículo durante cumprimento de mandado

Um oficial de Justiça foi vítima de violência enquanto cumpria um mandando de busca e apreensão de um veículo no bairro Renascença II, na zona Sudeste de Teresina. Um homem, filho do proprietário do veículo alvo, bateu propositalmente contra o carro do oficial Caio Resende.

Homem agride Oficial de Justiça e joga carro contra veículo/Reprodução 

Um vídeo gravado mostra o momento em que o Caio informa por repetidas vezes que é um oficial de justiça. Mesmo ouvindo, o homem bate diversas vezes, de forma proposital, contra o veículo de Caio. O caso aconteceu nesta quinta-feira, 30.

Após retirar o carro do pai, o homem fugiu do local. O oficial acionou a Polícia Militar e registou um Boletim de Ocorrência. O veículo utilizado é de propriedade do Oficial de Justiça. No Piauí, carros oficiais só são utilizados em operações, em caso de lei Maria da Penha ou condução coercitiva. Os oficiais recebem uma indenização de transporte para utilizarem seus veículos.

Segundo o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Piauí (Sindojus-PI), somente neste ano, são cinco casos de violência que resultaram em registros de Boletins de Ocorrência e que outros casos de violência acontecem, mas não são levados adiante.

“É com tristeza que recebemos, mais uma vez, a informação de que um dos nossos oficiais de justiça foi agredido. Agora foi o colega Caio. Ao cumprir uma medida liminar de busca e apreensão contra um executado, teve seu carro abalroado várias vezes pelo próprio executado, impedindo assim o cumprimento da ordem judicial. Esse já é o quinto caso registrado somente este ano no Estado do Piauí. Tivemos ocorrências tanto no interior quanto na capital. O número de agressões contra nossa categoria vem aumentando, o que é lamentável, pois somos nós que levamos a Justiça a todos, sem agredir ninguém. Estamos apenas cumprindo o nosso dever”, disse Carlos Henrique Bezerra, presidente do Sindojus-PI.

O Sindojus-PI informou ainda que comunicou o caso ao presidente do Tribunal de Justiça, que já tem conhecimento do caso e que as providências cabíveis foram adotadas.

“Felizmente, até agora não houve óbitos, mas as agressões vêm aumentando. Não entendemos por que tanta violência, quando apenas levamos a Justiça e cumprimos ordens judiciais”, apontou o presidente do Sindojus-PI.

O Tribunal de Justiça do Piauí emitiu uma nota de repúdio ressaltando que atos de violência contra servidores públicos atentam contra a própria justiça.

Confira a nota na íntegra

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) manifesta veemente repúdio à agressão sofrida por um Oficial de Justiça durante o cumprimento de um mandado judicial, na manhã da última quinta-feira (30), na zona Sul de Teresina.

O TJPI reafirma que atos de violência contra servidores públicos, especialmente no exercício legítimo de suas funções, atentam contra a própria Justiça e não serão tolerados. O Oficial de Justiça é agente essencial à efetivação das decisões judiciais, sendo sua atuação indispensável para a garantia dos direitos e o cumprimento da lei.

O Tribunal reitera seu compromisso com a segurança, a integridade e o respeito a todos os servidores e servidoras do Poder Judiciário piauiense, reafirmando que a violência jamais poderá se sobrepor à Justiça e ao Estado de Direito. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário