quarta-feira, 5 de abril de 2017

APAE de Parnaíba e Fisiolife levam discursão sobre o Autismo para a praça pública

Por Teodoro Neto
Com a proposta de disseminar informação sobre o universo autista, contribuir com a inserção de portadores de TEA (Transtorno de Espectro Autista) na sociedade e discutir novidades sobre o assunto e quebrar paradigmas, a APAE de Parnaíba em parceria com a FISIOLIFE realizou atividades alusiva a Semana Nacional do Autista, na tarde desta terça-feira(04) na Praça Santo Antonio no centro.
Pais e portadores de TEA participaram rodas de conversas, foram trocadas ideias e experiência sobre o tema. De acordo com a psicóloga Gabriela que convive diariamente com pais e portadores de TEA, é importante que os mesmos se entreguem aos cuidados de seus filhos, mais que não esqueçam de cuidar de se mesmos, tanto física com psicologicamente. “A luta diária cansa, cansa muito porque é preciso enfrentar o preconceito, muito vezes dentro da própria família eu sei que muitas mães, diz elas que estão sozinhas nesse tratamento nessa luta diária. A mãe o pai que é o verdadeiro cuidador da criança sem vocês a gente não consegue fazer nada”, comentou.
Pais de portadores de TEA foram convidados a da seu depoimento para falarem sobre o convivo do dia a dia com um autista. A professora Suely, mãe de autista, falou sobre sua experiência, e lamentou que ainda hoje exista preconceito para com portadores de TEA. “Quando a gente ama um ser que já estar crescendo vários meses e se depara com o diagnostico autismo...o que é autismo é louco? É doente? e tem pessoas que tem nojo, medo é muito triste se deparar com esse tipo de coisa e no entanto não é tão difícil tratar o autismo aqui em Parnaíba”, desabafou.
Além dos alunos que praticaram atividades lúdicas. Pais, professores e demais envolvidos ainda realizaram atividades de Capoterapia com uma interação entre os presentes.
Ainda como atividade alusiva a Semana Nacional do Autismo, a APAE de Parnaíba em parceria com a FISIOLIFE realiza nesta quinta-feira(06), na sede da instituição, o Seminário sobre a Lei Berenice Piana. Atividade direcionada aos pais e os alunos portadores de TEA.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário