terça-feira, 24 de setembro de 2024

De cada 10 donos de motos no Piauí, seis não têm habilitação

A frota de veículos do Piauí está próxima de alcançar as 1,5 milhão de unidades. Conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, até agosto o Estado contou exatos 1.499.565 veículos, um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. E dessa frota, pouco mais de 55% é composta de veículos de duas rodas, como motos, motonetas e ciclomotores.

São 61, 8% dos piauienses donos de veículos de duas rodas que não possuem habilitação/Reprodução 

Esse percentual, que coloca a frota piauiense com maioria de motos, é a segunda maior do país, ficando atrás apenas do Maranhão, que tem quase 60% de veículos de duas rodas circulando. Isso se deve ao fato desses tipos de veículos serem mais acessíveis as pessoas, na hora de comprar, com preço mais baratos que automóveis. Entretanto, um novo levantamento do Ministério dos Transporte trouxe número de assustam o trânsito. 

Motocicletas em Teresina

É que de cada dez proprietários de motos motocicletas, motonetas e ciclomotores, no Piauí, seis estão guiando esses veículos pelas ruas, avenidas e estradas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A, que é específica pela legislação para esse tipo de veículo. São 61, 8% dos piauienses donos de veículos de duas rodas nessa condição. Também é o segundo maior índice do país, sendo ultrapassado pelo Maranhão (70%). 

"Esses dados levam a uma série de questionamentos sobre o aumento do uso de motocicletas e como isso tem impacto no trânsito. É preciso conscientizar a população sobre a importância de conduzir de acordo com a lei e democratizar o acesso à CNH", avaliou Adrualdo Catão, atual secretário da Senatran, acrescentando que esses percentuais são bastante preocupantes, tendo em vista que são quase do dobro da média nacional, que é de 38%. 

Reprodução 

O Nordeste e o Norte brasileiros lideram essa lista. Dentre os 16 estados das referidas regiões, onze possuem indicadores acima dos 50%. O terceiro lugar do levantamento é ocupado pela Paraíba (57,8%), seguida dos estados de Alagoas (55,6%), Amazonas (54,5%), Rio Grande do Norte (52,7%), Sergipe (51,4%), Pará (51,3%), Bahia (50,9%), Pernambuco (50,8%) e Ceará (50,5%). Com 34,2 milhões de veículos, as motocicletas representam 38% de toda a frota nacional. Informações Conecta Piauí 


Nenhum comentário:

Postar um comentário