sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Ressaca provoca avanço de ondas do mar e destrói barracas nas praias de Macapá e Maramar, no litoral do Piauí

Um fenômeno conhecido como "ressaca", que provoca ondas fortes no mar, fez com que as águas avançassem e destruíssem barracas das praias de Macapá e Maramar, que ficam localizadas no município de Luís Correia, no litoral do Piauí, na tarde desta quinta-feira, 19. Cerca de 15 barracas foram destruídas parcial ou totalmente com o avanço das águas do mar.

Ressaca provoca ondas fortes no mar e destrói barracas nas praias de Macapá e Maramar/Reprodução 

As praias já sofrem historicamente com um processo de erosão e com o avanço do mar.

A bióloga Liliana Souza, que faz parte do projeto Comissão Ilha Ativa (CIA), confirmou ao Cidadeverde.com que moradores da região foram afetados com o fenômeno, cita que acontece nessa época por conta da força das marés, e que a região já é vulnerável à situação.

"Geralmente, nessas marés grandes, que a gente chama maré de lua, elas vem com uma força grande. E como as barracas do Macapá e Maramar já sofrem com o problema de erosão marinha a décadas, e tá próximo à foz do rio, contribui para isso", explicou.

De acordo com a bióloga, o fenômeno é agravado com as mudanças climáticas e com a retirada da vegetação nativa, que ocorre na região.

O secretário de Assistência Social do município de Luís Correia, Tiago Silva, confirmou ao Cidadeverde.com que irá enviar equipes ao local para coletar as demandas das pessoas atingidas pela ressaca. Informações Cidadeverde.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário