quarta-feira, 9 de julho de 2025

Cadela resgatada com sinais de maus-tratos em Parnaíba é diagnosticada com doença do carrapato, inicia tratamento e aguarda adoção

A cadela Safira, resgatada com sinais de maus-tratos em uma residência em Parnaíba, passou por atendimento veterinário e foi diagnosticada com uma hemoparasitose causada por carrapatos. Ela iniciou o tratamento e está em uma lar temporário até que fique disponível para adoção.

Com desnutrição, o animal que vivia sozinho há cerca de dois anos não era alimentado frequentemente/Reprodução 

A informação foi confirmada ao g1 pelo presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI), Fabrício Araújo. Segundo ele, exames atestaram grave estado de desnutrição no animal, que vivia sozinho há cerca de dois anos e não era alimentado frequentemente.

Hemoparasitose é uma doença causada por parasitas que vivem no sangue ou em órgãos relacionados ao sistema hematológico, como a medula óssea, e que podem afetar cães e gatos.

O g1 também conversou com a protetora que acompanha o caso, Patrícia Letícia Fonteles. De acordo com ela, o tratamento da cadela deve durar 10 dias. Após o período, o animal deve ser disponibilizado para adoção.

"Ela passou por exame de corpo e delito no Instituto Médico Legal (IML). Já em uma clínica, passou por todos os exames cabíveis e foi diagnosticada com a bactéria canis anaplasma carioso, provocada pelo os carrapatos. Após os 10 dias, ela retorna para novos exames, para ter a certeza de que está tudo bem para adoção e a gente poder encontrar um lar para ela", comentou.

Atualmente, a cadela se chama Safira. O nome, no entanto, pode ser alterado pelos futuros novos tutores.

"Quando um animal sofre maus-tratos, ele fica com traumas. E associa o nome ao antigo lar", explicou.

O tutor do animal foi atuado em flagrante e segue esperando audiência de custódia. Com informações do Portal G1 Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário