quarta-feira, 9 de julho de 2025

Facção exigia regras, apelido e cadastro; operação cumpre 39 mandados em três cidades do Piauí

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 9, uma Operação nos municípios de Nazária, Barras e União, com o objetivo de dar cumprimento a 21 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão e desarticular uma célula ligada a uma organização criminosa. Até o momento, doze pessoas foram presas, dentre elas, quatro mulheres. Um dos presos foi identificado como David Viana dos Santos, mulher trans. 

Casal preso na operação/Reprodução 

A investigação identificou que os participantes demonstravam adesão ideológica à facção e à sua estrutura interna, sendo exigidos matrícula, vulgo, região de atuação, referências e conhecimento do estatuto da organização, como também a permanência na associação. Atuavam articulando ações, transmitindo orientações e fortalecendo os vínculos internos do grupo. 

David Viana dos Santos, mulher trans presa na Operação/Divulgação SSP-PI 

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse em entrevista à Rede Meio, que essa é mais uma ação exitosa do Pacto pela Ordem, e um desdobramento da primeira operação, realizada em março, na cidade de Nazária.

"Operação dentro do Pacto pela Ordem, em março nós deflagramos uma operação aqui em Nazária e em razão daquela operação, nós conseguimos coletar muitos dados, muitas informações que ajudou na deflagração da operação de hoje. Doze mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos que têm relação com roubo a carro, tentativa de homicídio e homicídio, uma operação muito importante", disse o delegado Charles.

Na operação de hoje, também foram presos homens suspeitos de participação no assalto que deixou uma família refém na última sexta-feira na cidade de Nazária. 

"Parte deles já foram presos, os demais já foram identificados e estamos tomando todas as providências cabíveis. Nós estamos atentos a tudo, desenvolvendo um trabalho de monitoramento constante. Chama a atenção a prisão de várias mulheres, os companheiros delas já tinham sido presos e fica aqui a demonstração clara da eficiência da Segurança Pública do Estado e aqui não fazemos distinção, se for homem ou mulher, e integrar facção criminosa, a tendência é que sejam investigados e presos pelo departamento", concluiu o delegado.

A operação contou com o apoio das seguintes unidades policiais: Diretoria de Inteligência da SSP, Diretoria de Inteligência da Policia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, GCM, BOPAER, DECORTEC, DEPESP, DHPP, Delegacia de Polícia de Nazária, 1ª Delegacia Seccional, 4ª Delegacia Seccional, 5ª Delegacia Seccional e 9ª Delegacia Seccional, Delegacia de Barras e Delegacia de União. Com informações do Portal Meionews

Nenhum comentário:

Postar um comentário