sábado, 12 de julho de 2025

Piauí tem a segunda melhor escola privada e a nona pública do país

A educação do Piauí segue se consolidando como referência de qualidade no Brasil. É o que atesta o Ministério da Educação (MEC), após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O estado brilhou tanto entre as escolas privadas quanto públicas, evidenciando o avanço das políticas educacionais e o compromisso com a excelência.

Piauí tem a segunda melhor escola privada e a nona pública do país/Reprodução 

Entre pouco mais de 22,7 mil escolas brasileiras que tiveram alunos participantes do Enem do ano passado — sendo 16.246 instituições públicas — o Piauí se destacou com posições de grande relevância no ranking nacional.

Na lista das escolas de grande porte, com mais de 100 alunos inscritos, o Instituto Dom Barreto, de Teresina, obteve o segundo melhor desempenho do Brasil, superando milhares de instituições públicas e privadas.

Já na rede pública, o CETI João Henrique de Almeida Sousa, também da capital, conquistou a nona colocação nacional entre as escolas públicas de grande porte. No ranking geral (que considera qualquer quantidade de alunos inscritos no exame), o colégio aparece em 29º lugar no Brasil e como a terceira melhor do Nordeste.

Outro exemplo do sucesso educacional do estado é o CETI Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves, que, mesmo com apenas 52 alunos inscritos, alcançou a oitava melhor colocação entre escolas públicas do Nordeste e ficou em 31º lugar no ranking geral nacional. A escola é referência em ensino de excelência e é nacionalmente conhecida por suas conquistas em olimpíadas científicas. Só na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), já acumula mais de 300 medalhas nos últimos 20 anos.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os números refletem o trabalho coletivo e contínuo em prol de uma educação transformadora. “A cada ano, o Piauí consolida sua posição como uma das referências em educação no país. Esse resultado é fruto do esforço coletivo: dos nossos estudantes, professores, gestores escolares e da política de valorização da educação que temos adotado com muito foco e responsabilidade. Vamos seguir avançando com investimentos, inovação e inclusão educacional em todo o estado”, afirmou.

O desempenho expressivo do Piauí, em um universo de mais de 22 mil escolas que participaram do Enem 2024, reforça o protagonismo do estado no cenário educacional brasileiro. A educação piauiense está, definitivamente, entre as melhores do país. Com informações do Portal Conecta Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário