domingo, 6 de julho de 2025

SADA descarta mais de uma tonelada de pescado irregular apreendido no Piauí

Mais de uma tonelada de pescado irregular foi descartada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) na sexta-feira, 4. A carga, composta por camarão e manjubinha, havia sido apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Piripiri, a 165 km de Teresina.

Pescado apreendido pela PRF em ônibus interestadual/Reprodução 

Segundo a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), o pescado era transportado em dois ônibus que saíram de Parnaíba com destino a Brasília (DF).A carga não possuía certificação sanitária de origem e estava armazenada de forma inadequada, no bagageiro dos veículos, sem refrigeração.

O material estava acondicionado em sacos de estopa e caixas de papelão, sem as condições térmicas exigidas para o transporte seguro de alimentos. Após a abordagem, a PRF acionou a Gerência de Trânsito da Adapi, que orientou sobre a destinação do material.

A carga foi recolhida para Teresina, onde foram adotadas as medidas legais de autuação, apreensão e destruição, conforme a legislação sanitária. Foram lavrados dois autos de infração: um pela falta de certificação sanitária e outro pelo transporte inadequado.

Descarte do pescado apreendido pela PRF/Reprodução 

A ADAPI destacou que a certificação sanitária é essencial para garantir a segurança dos alimentos e permitir sua rastreabilidade. O transporte de pescado exige controle de temperatura para evitar contaminações. A agência orienta os consumidores a adquirir apenas produtos com selo de inspeção oficial e a denunciar o comércio irregular. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário