O motoboy Vicente de Paula procurou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta sexta-feira, 3, para denunciar uma suposta negligência no atendimento à sua namorada, Jardila Viana, na Maternidade do Buenos Aires, zona Norte de Teresina. Segundo ele, o casal deu entrada na unidade no dia 19 de setembro, e a demora e os maus-tratos no atendimento teriam resultado na morte do bebê.
![]() |
Casal denúncia negligência médica após morte de bebê em maternidade/Reprodução |
Vicente fez uma publicação nas redes sociais relatando o caso e pedindo justiça. O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB), respondeu à postagem.
“Para apurar como deve, em processo administrativo, é preciso ter depoimentos dos prejudicados. Peço que envie mensagem pelo meu celular. Já solicitei a apuração da responsabilidade”, comentou o prefeito.
Em nota a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lamentou a perda da família e informou que foi instaurada sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos e da conduta dos profissionais envolvidos, visando à adoção das medidas cabíveis. Confira a nota completa no fim desta matéria.
Conforme o relato, Jardila sentia fortes dores e contrações quando chegou à maternidade, mas teria sido "mal recebida".
“Ela recebeu logo uma patada. A funcionária disse: 'esse menino aí não vai se criar’ e mandou a gente esperar porque não havia médico. Ela estava desmaiando de dor, e a profissional disse que ia tomar banho. Ficamos cerca de quatro horas lá. Só tomaram providências quando o bebê já não se mexia mais”, relatou.
Ainda segundo ele, dois aparelhos foram usados para tentar detectar os batimentos cardíacos do bebê, mas sem sucesso.
“Levaram ela para observação, mas até as enfermeiras estavam dormindo no chão. Só depois que chamei a zeladora é que providenciaram a transferência. Meu filho já chegou morto à Maternidade Evangelina Rosa”, desabafou.
Vicente afirma que houve falhas graves que custaram a vida do bebê.
“Se os procedimentos tivessem sido feitos corretamente, talvez ele tivesse sobrevivido. Mesmo que não, ao menos merecíamos respeito”, disse.
Ele registrou boletim de ocorrência no 7º Distrito Policial, no Parque Alvorada, e cobra providências. O diretor do hospital teria visitado o casal.
![]() |
Comentários do prefeito Silvio Mendes/Reprodução |
“No dia 28, recebemos a visita do diretor na casa da minha namorada. Ele garantiu que tomaria uma providência, mas até agora não tivemos retorno. Por isso viemos até aqui hoje”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário