quarta-feira, 15 de março de 2017

Eletrobras, Oi e Claro foram 'as mais reclamadas' em 2016

Editado por ParnaibapontoCom |
A Eletrobras Distribuição Piauí foi a empresa que registrou o maior número de reclamações encaminhadas ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) no ano de 2016. A informação foi divulgada em relatório nesta quarta-feira(15), data em que é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Foram 329 reclamações, de um total de 692 atendimentos referentes à empresa, que é responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.
Segundo o Procon, ao apresentar o cadastro de reclamações fundamentadas, a maioria das queixas do consumidor são quanto a ocorrência de irregularidades e cobranças consideradas indevidas ou abusivas.
As segunda e terceira mais reclamadas foram Oi Fixo e Oi Móvel, com 157 e 142 reclamações, cada. Também, na maioria dos casos, os consumidores procuraram o Procon devido cobranças consideradas indevidas e abusivas. O ranking segue com as empresas Claro, Samgung, Caixa Econômica Federal, Tim, Mototec, Sky, Crefisa, Motorola, Bradesco.
Em seguida, três lojas: C&A, Insinuante e Pintos. Aparecem ainda no ranking das 20 mais reclamadas os bancos BMG, Banco do Brasil e Itaucard, além de Consórcio Honda e Claro TV/Net TV.

Violação dos direitos
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.
A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons. Com informações do Ministério Público do Piauí. 180graus



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