Editado por ParnaibapontoCom |
A Eletrobras Distribuição Piauí foi a empresa que registrou
o maior número de reclamações encaminhadas ao Programa de Proteção e Defesa do
Consumidor do Piauí (PROCON) no ano de 2016. A informação foi divulgada em
relatório nesta quarta-feira(15), data em que é comemorado o Dia Mundial do
Consumidor. Foram 329 reclamações, de um total de 692 atendimentos referentes à
empresa, que é responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.
Segundo o Procon, ao apresentar o cadastro de reclamações
fundamentadas, a maioria das queixas do consumidor são quanto a ocorrência de
irregularidades e cobranças consideradas indevidas ou abusivas.
As segunda e terceira mais reclamadas foram Oi Fixo e Oi
Móvel, com 157 e 142 reclamações, cada. Também, na maioria dos casos, os
consumidores procuraram o Procon devido cobranças consideradas indevidas e
abusivas. O ranking segue com as empresas Claro, Samgung, Caixa Econômica
Federal, Tim, Mototec, Sky, Crefisa, Motorola, Bradesco.
Em seguida, três lojas: C&A, Insinuante e Pintos.
Aparecem ainda no ranking das 20 mais reclamadas os bancos BMG, Banco do Brasil
e Itaucard, além de Consórcio Honda e Claro TV/Net TV.
Violação dos direitos
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os
registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados,
objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações
de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas,
ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o
fornecedor.
A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os
consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um
serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de
defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações
formuladas junto aos Procons. Com informações do Ministério Público do Piauí. 180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário