terça-feira, 5 de maio de 2020

Líderes comunitários usam caixões em carros de som para alertar sobre a Covid-19 em Teresina

Lideranças comunitárias de Teresina organizaram uma ação impactante envolvendo três carros de som carregando caixões pelas ruas e avenidas da zona Sudeste durante a tarde desta segunda-feira, 04. A intenção é alertar os moradores dos bairros quanto ao crescimento exponencial dos casos de Covid-19 na região e conscientizá-los sobre a importância do isolamento social como uma das principais medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a propagação da doença. 

"A nossa atividade foi feita com algumas lideranças comunitárias no intuito de conscientizar a região Sudeste quanto ao crescimento de casos de Coronavírus na região. Nós contamos com o apoio da Polícia Militar, na pessoa do Major Wilton, Comandante do 8º BPM, da Prefeitura de Teresina e de todos os órgãos responsáveis pelo combate à doença. Nas últimas semanas os casos positivos de Covid-19 na região Sudeste subiram cerca de 80% e a gente resolveu colocar esses caixões em cima dos carros de som para chamar atenção, impactando mesmo sobre os riscos que a população leva descumprindo o isolamento social", disse Rafael Dias.
A ação é uma iniciativa dos líderes comunitários Tonildo Braga, Ricardo Campos, moradores do bairro Renascença II, Rafael, que reside no Parque Ideal e teve o apoio de outras lideranças que integram o grupo de WhatsApp intitulado Zonal Teresina.
"Chamar a atenção das pessoas que parece que não estão dando a verdadeira atenção que a pandemia merece, tem muita gente nas ruas, nas lotéricas, nos bancos, então vamos passar nas ruas, ver a reação das pessoas, ver as senhoras se benzendo [quando o caixão passa], isso serve pra chamar atenção. No fundo a gente cumpriu esse papel hoje", falou Ricardo.
"Essa ideia surgiu num grupo político, Zonal Teresina, alguns líderes conversando e tentando ver a melhor forma de ajudar sem aglomeração (comenta enfático) sugeriram a ideia de a gente colocar carros de som com caixões e faixas. Nós pretendemos passar a semana fazendo essa atividade na conscientização e a gente observa que ainda há muita aglomeração nos supermercados, na Avenida Principal do Dirceu, em bancos e o nosso foco é esse, é focar onde há aglomerações", explicou.

Covid-19  em Teresina 
Teresina tem 485 casos confirmados de Coronavírus, um aumento de 2.453%, considerando que no último três de abril tinha apenas 19 infectados. Da mesma forma, o número de mortes causadas pela doença passou de 02 para 14, um acréscimo de 600%.
Do total de infectados, 17 residem no bairro Itararé, um dos principais da zona Sudeste. De acordo com pesquisa sorológica encomendada pela prefeitura da capital, a localidade é a segunda com maior registro de pessoas contaminadas, tendo 23% dos casos positivados, ficando atrás da zona Leste, que aparece no estudo com 38%.
“Estamos diante de um momento muito sério. Os casos aumentaram de forma muito expressiva. Não podemos relaxar, nem achar que estamos em segurança. Não estamos. Precisamos evitar a contaminação, o contágio. A melhor maneira de fazer isso é ficar em casa, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e só sair quando for estritamente necessário, usando máscaras”, alertou Jesus Mousinho, diretora de Atenção Especializadas da Fundação Municipal de Saúde.

Bairros percorridos
A iniciativa dos líderes comunitários deve se estender até o fim desta semana. Ao todo, são 42 duas comunidades que compreendem a região e nesta segunda-feira os carros percorreram os bairros Dirceu I e II, Alto da Ressurreição, Monte Horebe, Frei Damião, Renascença I e II. 
A moradora Vanicleudi Queiroz falou sobre o impacto da ação. "Forte a mensagem, nosso povo precisa cair na real", comentou.
Ao final, uma blitz educativa foi realizada em frente ao Teatro João Paulo II, na avenida Joaquim Nelson. "Fizemos uma parada em frente ao Teatro João Paulo II, com apoio da Polícia Militar fazendo uma blitz educativa e mostrando o crescimento dos caos de coronavírus, pedindo e aconselhando a comunidade pra respeitar o isolamento social", falou Rafael.

SPOT
Além dos caixões, os carros de som transmitiam a todo tempo um spot com mensagens de alerta.
"Não deixe o seu egoísmo matar você ou seus parentes. Ao sair para a rua, inevitavelmente, você poderá voltar com o Covid-19 para dentro da sua casa. E infelizmente nessa batalha, o coronavírus vai infectar você, seus filhos ou alguém da sua família. É hora de ter atitude de proteger as pessoas mais frágeis. Fique na sua casa, ainda não existe vacina, não existem remédios, não existem respiradores para todos. Não existe nada mais triste que um velório e um sepultamento solitário", diz um trecho do spot.  Da Redação com informações do Piauí Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário