sexta-feira, 30 de setembro de 2016

HEDA terá reforço no atendimento durante o período eleitoral em Parnaíba-PI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai reforçar a assistência hospitalar durante o período eleitoral, que deve ser estendida até a segunda-feira (3). Para isso, definiu uma série de ações que contempla os 23 hospitais estaduais e regionais e os sete da capital, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Aéreo (Samu) e Vigilância Sanitária. O plano de contingência foi apresentado nessa quinta-feira (29), ao governador Wellington Dias, durante reunião no Palácio de Karnak.
A Saúde intensificou a integração entre toda a rede, garantindo “o fortalecimento da comunicação entre os hospitais, o trabalho em conjunto, reforçando o fluxo de atendimento dos pacientes, desde os hospitais de menor complexidade aos hospitais de maior complexidade, para um atendimento adequado ao paciente, integrado ao Samu estadual e Complexo Regulador”, explica Ivo Viana, diretor da Unidade de Organização Hospitalar.
Os hospitais já estão com as escalas de plantão fechadas e, de acordo com o perfil assistencial, com oferta de cirurgia geral e ortopédica para o período eleitoral. “A rede está estruturada para receber casos urgência e emergência, que por conta do intenso fluxo de pessoas para o interior, há uma demanda maior de serviços.
Em Parnaíba, serão intensificados os plantões de cirurgiões ortopédicos e ampliados os plantões de cirurgia geral. O HEDA terá clínico plantonista.
O Samu Aéreo, que está em processo de ampliação do serviço, com a possibilidade de realização de mais voos por dia e a garantia de acompanhante ao paciente, será reativado no período. Assim como os hospitais da rede estadual, a escala de profissionais de saúde está pronta, com médico e enfermeiro escalados.
A Vigilância Sanitária, disponibilizará a linha telefônica (0800 280 3661) aos profissionais de saúde dos municípios, para eventuais notificações de surtos pelo consumo de água, alimentação ou intoxicação. O atendimento, que ocorre regularmente, será estendido para o horário das 8h às 18h, no sábado (1º) e domingo (2).
A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Saúde também vai funcionar em regime de plantão durante o final de semana, com três técnicos à disposição dos municípios.
Resultado de imagem para hospital estadual dirceu arcoverde
O HEDA terá intensificado os plantões de cirurgiões ortopédicos e ampliado os plantões de cirurgia geral além de contar com clínico plantonista



Edição: ParnaibapontoCom

Segurança é preso suspeito de efetuar disparos durante carreata no Piauí

Um segurança foi preso suspeito de tentativa de homicídio e disparo de arma de fogo em via pública no município de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina. Alberto Alves Martins, conhecido como Betão, foi preso ontem (29) após fugir de perseguição policial no dia crime.
O delegado Renato Pinheiro conta que o suspeito que já foi preso em São Paulo pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas foi reconhecido pelo capacete, jaqueta e motocicleta usados no crime.
"Foram duas ocorrências no mesmo dia: na primeira foram efetuados disparos contra um carro com quatro ocupantes durante uma carreata. Em seguida, os tiros foram direcionados à casa do atual prefeito da cidade e contra um segurança que tem uma rixa antiga com o suspeito", explica Pinheiro.
Betão foi levado para a Delegacia de Castelo do Piauí e se reservou ao direito de permanecer calado.
"Fizemos o auto de prisão em flagrante e vamos aguardar a decisão da Justiça. Se o juiz converter a prisão em preventiva, ele será levado para o presídio. Ainda não temos uma linha de investigação definida, mas não está descartada motivação política", finaliza o delegado Renato Pinheiro.
O veículo com propaganda partidária foi alvejado na tampa do porta malas






Edição: ParnaibapontoCom

PRF flagra transporte irregular de eleitores no Piauí

Policiais rodoviários federais flagraram um ônibus escolar fazendo transporte de 45  eleitores, na noite desta quinta-feira  (29), nas proximidades do cruzamento entre as BR's 343 e 404, em Piripiri/PI.  Inicialmente os ocupantes do veículo tentaram argumentar que estavam se deslocando para reunião de pais em uma escola.
No entanto, após as evidências encontradas por meio de novas averiguações, os passageiros, confessaram que se dirigiam para uma reunião de cunho político partidário na cidade de Piripiri/PI.
Além disso, o veículo tinha documentação irregular e, mesmo transitando à noite, não tinha nenhuma iluminação na parte traseira, representando sério risco de acidentes.
O veículo ficou retido no Posto PRF em Piripiri/PI, com o acionamento do Ministério Público Eleitoral para apuração das circunstâncias que envolvem o fato.
A PRF segue a Operação Eleições 2016 com o objetivo de garantir a segurança da sociedade, bem como prevenir e reprimir a prática de crimes eleitorais.
No dia 15 deste mês, a PRF flagrou um ônibus escolar sendo utilizado para o transporte de romeiros no Sul do Piauí.
O uso desses veículos restringe-se ao transporte de estudantes matriculados na rede pública de ensino básico. Nos casos de transporte fora do município de origem do veículo, o deslocamento só é autorizado para atividades culturais, esportivas e pedagógicas previstas no Plano Pedagógico Anual da Escola. Nessa situação o motorista deverá portar obrigatoriamente autorização por escrito do Secretário Municipal de Educação ou do Prefeito.
O veículo tinha documentação irregular e, mesmo transitando à noite, não tinha nenhuma iluminação na parte traseira, representando sério risco de acidentes
Evidências apontaram por meio de averiguações, que os passageiros, estavam se dirigindo para uma reunião de cunho político partidário na cidade de Piripiri/PI





Edição: ParnaibapontoCom

Operação Vota Inhuma flagra distribuição de cimento no interior do Piauí

O Ministério Público Eleitoral, com auxílio do GAECO/MPPI, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil flagraram na tarde desta quinta-feira (29), suposta distribuição de cimento em Inhuma, cidade do Piauí localizada 239 Km ao sul de Teresina.
Depois de denúncia de populares através do aplicativo "PARDAL”, realizada a coleta de mais informações, a Justiça Eleitoral atendeu a solicitação do Ministério Público e emitiu mandado de busca e apreensão no imóvel onde aconteceu a ação.
No local foram encontrados 390 sacos de cimento, vergalhões, tábuas e outros materiais diversos. A casa estava alugada para um homem que foi identificado como pai de um candidato a vereador do município.
Averiguações permitiram constatar que o imóvel tinha sido alugado no dia 12 deste mês (setembro/2016) e a carga tinha chegado lá no dia 21, levando a crer que o aluguel se deu para o recebimento e distribuição do material. Além disso, nenhum dos responsáveis pela casa tem atividade de comercialização de material de construção.
Nomeada de "Operação Vota Inhuma" a ação mostra a integração das forças públicas no combate aos crimes eleitorais, o que deve seguir por todo o período. O nome da Operação é uma mensagem de convite a todos para o voto livre e consciente.
 A casa estava alugada para um homem que foi identificado como pai de um candidato a vereador do município. No local foram encontrados 390 sacos de cimento, vergalhões, tábuas e outros materiais diversos







Edição: ParnaibapontoCom

Transporte coletivo será reforçado neste domingo de eleição

Durante as atividades do pleito eleitoral do próximo domingo (02), a Cooperativa de Transporte Alternativo e Autônomo de Parnaíba (Coopertranp) adotou uma estratégia para que o eleitor possa chegar às sessões de votação a fim de exercer sua cidadania.
Segundo Tomaz de Sousa Alves, diretor executivo da Coopertranp, nos finais de semana, os veículos entram na manutenção para retornar as atividades nos dias úteis; mas por conta do pleito eleitoral será empregada 65% da frota. Diante disso, os reparos e manutenções de rotina serão feitos no sábado.
Ainda segundo o diretor, será dobrada a quantidade de veículos para facilitar o transporte dos eleitores. No final de semana onde circulava um veículo, serão dois, e onde era dois, haverá quatro e assim com todas as rotas e suas respectivas quantidades de veículos. Outro detalhe é que os veículos como do conjunto Broderville, Bairro Primavera também vão circular pela Avenida São Sebastião. De acordo com Tomaz Alves a iniciativa é para ajudar na mobilidade do eleitor de Parnaíba.
Os veículos do conjunto Broderville e Bairro Primavera também vão circular pela Avenida São Sebastião

Tomaz Sousa Alves
Segundo Tomaz de Sousa Alves, Será dobrada a quantidade de veículos para facilitar o transporte dos eleitores. No final de semana onde circulava um veículo, serão dois, e onde era dois, haverá quatro e assim com todas as rotas 






Edição: Parnaibapontocom
Fonte: PCN

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

58 cidades do Piauí receberão reforço de tropas federais

Depois de um desencontro de informações sobre a necessidade de reforço federal de tropas no policiamento durante as eleições no Piauí, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram na manhã desta quinta-feira (29) o envio da força federal para 58 municípios do Estado.
Será enviado reforço para municípios de Parnaíba, Caracol, Bocaina, Várzea Grande, Demerval Lobão, Piripiri, Pedro II, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus, Miguel Alves, Valença do Piauí, São João do Piauí, Piracuruca, Corrente, Santa Filomena, Parnaguá, Luzilândia, Bertolínia, Pio IX, Palmeirais, Altos, Castelo do Piauí, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Paulistana, São Miguel do Tapuio, Fronteiras, Esperantina, Alto Longá, Ribeiro Gonçalves, Batalha, Beneditinos, Curimatá, Cocal, Pimenteiras,  Simões, Itainópolis, Monsenhor Gil, Cristino Castro, Picos, Inhuma, Francisco Santos, Santa Cruz do Piauí, Padre Marcos, São Gonçalo do Piauí, Capitão de Campos, Itaueira, Landri Sales, São Félix do Piauí, Antônio Almeida, Matias Olímpio, Angical do Piauí, Joaquim Pires, Avelino Lopes, Eliseu Martins, Aroazes e Monte Alegre do Piauí.
A atuação da Força Federal é autorizada pelo TSE, a partir dos pedidos que chegam por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para os municípios onde já há um tradicional clima de tensão, intranquilidade e acirramento de ânimos no período que antecede o pleito eleitoral.
Além da força federal, mais de 1.600 policiais militares já se deslocaram para o interior do Estado a fim de reforçar o policiamento local.
O secretário da Segurança, Fábio Abreu, ressaltou que tropa enviada ao interior do estado se dividirá entre o policiamento ostensivo e locais de votação. “Os municípios poderão contar com delegados e equipes nas comarcas. A Polícia Civil estará de prontidão de hoje até o dia 5 de outubro”, informou
Resultado de imagem para forças federais
Além da força federal, mais de 1.600 policiais militares já se deslocaram para o interior do Estado a fim de reforçar o policiamento local




Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: G1PI

DESESPERO? Partidários de Mão Santa forjam pesquisa Vox Populi colocando-o na frente de Florentino

Circula nas redes sociais uma falsa pesquisa eleitoral realizada no município de Parnaíba, pelo instituto Vox Populi,  indicando a vitória do candidato Mão Santa. Através do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível ver que nenhuma pesquisa foi realizada no município pelo instituto. A assessoria de imprensa do Vox Populi, em Belo Horizonte, confirmou que não fez pesquisa para Parnaíba.
Na foto divulgada nas redes sociais é possível ainda ver indícios grosseiros da fraude eleitoral, ao lado do suposto número de registro. Lá aparece que a pesquisa foi registrada no TRE, quando na realidade todas as pesquisas devem possuir registro no TSE.
Ainda no sistema do TSE é possível ver que o instituto não realizou nenhuma pesquisa no Piauí para as eleições municipais. Existem pesquisas de institutos do Piauí, mas ainda não foram divulgadas.
Na foto acima os indícios da fraude eleitoral são tão grosseiros, que da pra perceber que a pesquisa foi registrada no TRE, quando na realidade todas as pesquisas devem possuir registro no TSE

Na pagina oficial do TSE não consta nenhuma pesquisa registrada pelo instituto e a assessoria de imprensa do Vox Populi, em Belo Horizonte, confirmou que não fez pesquisa para Parnaíba





fonte: Portal AZ

Detento é encontrado morto eletrocutado em fiação de presídio

Um detento, natural do estado do Rio Grande do Norte, da Colônia Agrícola Major César Oliveira, localizada na BR-343 foi encontrado morto na quarta-feira (29/09).
A vítima teria sido encontrada segurando uma fiação elétrica em uma das mãos. Ainda não se sabe se o caso trata-se de acidente, assassinato, ou até mesmo suicídio.
O preso cumpria pena por roubo a mão armada. O caso está sendo investigado pela direção do presídio e pela Secretaria de Justiça. Foi informado que o detento sofria de transtornos mentais e que inclusive já havia sido internado no Hospital Areolino de Abreu.
A perícia criminal foi acionada para investigar o caso e após o laudo poderá dizer a real causa da morte. Os procedimentos para esse tipo de caso já foram adotados, a investigação já começou e os familiares do detento estão sendo assistidos pela Secretaria de Justiça.
Resultado de imagem para colonia agricola major cesar
Após o laudo a polícia criminal poderá dizer a real causa da morte 




Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: 180Graus

PRF intensifica fiscalização contra transporte irregular de eleitores

Segundo o inspetor Fabrício Loyola, do Núcleo de Comunicação da PRF no Piauí, o objetivo da operação é coibir o transporte ilegal de eleitores, valores, ocorrências ilícitas e garantir mais segurança às pessoas que trafegarem nas rodovias. “A PRF vai atuar tanto na frente do trânsito quanto na da criminalidade, uma vez que vai aumentar a circulação de veículos nas rodovias de todo país, quanto na questão dos ilícitos eleitorais, zelando para o cumprimento da legislação eleitoral e zelando pelo cumprimento das determinações do Ministério Público Eleitoral”, pontua.
Para isso, 352 policiais rodoviários federais estarão em campo, em escala de revezamento, em nove postos fixos, além dos reforços fixos em três cidades: Paulistana, Corrente e São Raimundo Nonato, bem como diversas equipes volantes pelo Piauí. “Teremos pontos estratégicos, além de viaturas circulando em outros pontos coibindo o transporte irregular de eleitores e valores, além de coibir a prática de boca de urna”, explicou o inspetor.
A Legislação Eleitoral diz que o transporte de eleitores somente será feito dentro dos limites territoriais do respectivo município, e quando as zonas rurais forem distantes pelo menos dois quilômetros das mesas receptoras de votos. Além disso, somente estão autorizados a transportar eleitores veículos cadastrados pela Justiça Eleitoral. Nesses casos, o veículo deverá portar um cartaz com a indicação “A serviço da Justiça Eleitoral”.
As regras eleitorais estabelecem ainda que nenhum veículo poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo: se a serviço da Justiça Eleitoral. O transporte de eleitores é proibido com base no artigo 5º da lei 6.091/1974. Estão exclusos da resolução, o transporte do próprio eleitor e de membros da família, além de veículos do transporte público não fretado.
352 policiais rodoviários federais estarão em campo, em escala de revezamento, em nove postos fixos, além dos reforços em três cidades: Paulistana, Corrente e São Raimundo Nonato






PRF

Nova tentativa de fuga na Penitenciária Mista de Parnaíba

Os agentes da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba evitaram uma fuga da noite dessa quarta-feira (28), quando dois detentos foram flagrados tentando sair por um buraco feito em uma das celas.
De acordo com o diretor de assuntos sindicais do Sinpoljuspi, Jefferson Dias, os presos identificados como Francisco das Chagas da Silva Carvalho e Robson Costa da Silva Conseguiram destruir a parede e por volta das 23h os agentes penitenciários perceberam uma movimentação estranha em uma das celas, quando flagraram a dupla.
“O buraco feito na cela dá acesso ao pátio. É uma estrutura antiga, feita de tijolo comum. Pra se ter uma ideia, onde hoje funciona a penitenciária era um mercado público. Então, além da superlotação do local, a própria estrutura é deficiente e permite uma situação dessas. Vai ser feito um ‘tapa buraco’ e pronto”, criticou.
No último dia 23 de agosto um detento identificado por Júnior da Conceição Araújo foi flagrado ao tentar escapar da Penitenciária. Na ocasião uma barra de ferro foi encontrada com o detento e que poderia ter sido usada contra os agentes penitenciários.
Resultado de imagem para fuga penitenciaria de parnaiba
Imagem Ilustrativa


Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Jornal da Parnaíba

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tabuleiros Litorâneos aparecem na relação das obras investigadas 35ª fase da Lava Jato

As obras de instalação da irrigação do Projeto Tabuleros Litorâneos, na cidade de Parnaíba localizada a 346 Km ao norte de Teresina, aparecem na relação das 38 obras ligadas a 35ª da Operação Lava Jato, que levou a prisão do ex-ministro dos Governos Lula e Dilma, Antonio Palocci.  Os recursos aplicados na obras são objeto de investigação. A Policia Federal trabalha com a possibilidade que parte dos recursos da obra tenham sido usados para pagar vantagens indevidas a Antonio Palocci e outros denunciados nesta fase da operação.
As obras foram retomadas em 2013, com recursos na ordem de R$ 120 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento.  Na época o Governo do Estado previu a conclusão da obra em 12 meses. No texto publicado pelo site UOL, não aparece qualquer citação de politico piauiense envolvido na denúncia e nem foi divulgado quando do valor total da obra foi desviado.
As obras de implantação da segunda etapa do perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, foram retomadas a partir do contrato assinado entre o Governo do Estado ( na gestão Wilson Martins) e a empresa vencedora da concorrência pública em um consórcio Odebrecht e Queiroz Galvão. A imagem abaixo é de uma das páginas do relatório da Polícia Federal que trata da investigação (repordução UOL).

Texto do Uol
A Polícia Federal (PF) abriu na terça-feira (27) inquérito relacionado à 35ª fase da Operação Lava Jato, que prendeu o ex-ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e ex-ministro da Fazenda no governo Lula, Antonio Palocci. O inquérito investiga contratos de obras realizadas pela empreiteira Odebrecht em que há suspeita de interferência do ex-ministro. A base da investigação é a planilha que revelou o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – departamento cuja finalidade seria pagamento de propina a agentes políticos.
O inquérito vai investigar supostos crimes de corrupção ativa e passiva, quadrilha, lavagem de capitais e de fraude a licitações.
Além de Palocci, foram presos temporariamente na fase mais recente da Lava Jato o ex-secretário da Casa Civil Juscelino Antônio Dourado, e Branislav Kontic, que atuou como assessor do ex-ministro.
A chamada operação “Omertá”, em referência ao silêncio de mafiosos em autoproteção, deflagrada na segunda-feira (26), de acordo com a Força-Tarefa é “decorrência lógica” do aprofundamento das investigações da 23ª fase da Lava Jato, que revelou planilhas do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht.
O delegado Filipe Hille Pace declarou na segunda que o objetivo desta etapa é embasar investigações, com apreensão de documentos, depoimentos e prisões.
A partir da análise de e-mails e anotações registradas em celulares apreendidos, a Força-tarefa afirma ter evidências de que o ex-ministro Antônio Palocci – com auxílio de seu assessor Branislav Kontic – atuou em favor dos interesses do Grupo Odebrecht, entre 2006 e o final de 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal.
“O fato da colaboradora Maria Lúcia Guimarães Tavares (ex-funcionária da Odebrecht ) foi a única que teve coragem de quebrar o silêncio que impera na Odebrecht”, disse o o delegado Filipe Hille Pace, em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal em Curitiba.
“Ela sabia apenas o codinome de feira atribuído ao casal (João Santana e Mônica Moura). Mas as informações que ela trouxe foram fundamentais”.
São investigados pagamentos feitos ao PT, por meio de depósitos pela Odebrecht intermediados por Antônio Palocci: R$ 33,3 milhões via offshores ao casal João Santana e Mônica Moura, além de R$ 10 milhões por meio da empresa Shelbil,  R$ 44 milhões recebidos por Jucelino Dourado (ex-assessor de Palocci) e outros R$ 7 milhões em 2012.

Obras
São investigadas na Operação Omertà, 38 obras da empreiteira Odebrecht em todo o País e no exterior. O relatório do delegado federal Filipe Hille Pace relacionou os alvos da investigação (veja imagens abaixo). “Relaciono algumas das obras públicas e/ou consórcios e empresas indicadas no documento mencionado, repetindo que, por se tratarem de arquivos recuperados, estão parcialmente corrompidos, não sendo permitindo vincular diretamente as obras e/ou consórcios e empresas indicadas com os beneficiários encontrados e mencionados acima”, afirma.
Provas
Segundo os integrantes da força tarefa, o material analisado e que embasou a operação desta segunda-feira foi encontrado em outras fases da Operação, como por exemplo, uma planilha encontrada durante a fase Acarajé e outra encontrada no celular de Marcelo Odebrecht.
Segundo o MPF, os pagamentos feitos à conta eram constantes.  “Existe um pagamento que é feito constantemente e que forma um caixa mesmo, uma poupança e de onde são depois, pelo gestor da conta, no caso o senhor Antônio Palocci, destinados aos pagamentos de interesse do partido”, disse a procuradora Laura Gonçalves.
Resultado de imagem para tabuleiros litoraneos






Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Blog do Bira

Candidatos a prefeito, vice e vereador são presos por compra de voto no PI

Uma candidata a prefeita, seu candidato a vice, uma candidata a vereadora e mais duas pessoas foram presas em flagrante pela prática de crime de corrupção eleitoral, conhecido como compra de voto. A operação, realizada em Ribeiro Gonçalves, a 560 km de Teresina, nessa terça-feira (27), foi conduzida pelo Ministério Público, Justiça Eleitoral e Polícia Militar.
“Essas pessoas foram presas em um campo de pouso da cidade quando estavam concretizando a compra dos votos de um casal. Eles prometeram, em troca de seus votos, que um homem seria contratado como operador de máquinas pesadas”, contou o promotor João Malato, que acompanha o caso.
Foram presos, segundo informações do Ministério Público, Dora Antunes (PP) candidata a prefeita, seu vice Regivan de Miranda (PROS), a candidata a vereadora Suzana Pereira de Sousa (PROS), o empresário Marcos Vinicius Cavalcante Pinheiro e o motorista Regivan de Sousa Teles. Todos foram procurados para comentar o caso, mas ninguém foi encontrado.
O diretório regional do Partido Progressista informou ao G1 que apenas o diretório municipal do PP de Ribeiro Gonçalves poderia falar sobre o caso. Já o presidente do Partido Republicano da Ordem Social no Piauí, José Amauri Pereira, disse que ainda não havia sido comunicado sobre as prisões.
Todos os suspeitos foram mandados para prisão domiciliar a Justiça estipulou fiança de R$ 10 mil para a candidata a prefeita e o empresário; R$ 5 mil para a candidata a vereador e o candidato a vice-prefeito; e R$ 1 mil para o motorista.
O promotor João Malato informou ainda que ofereceu denúncia contra todos ainda nesta quarta-feira (28) pelo crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral (Lei 4737/65). O artigo prevê pena de reclusão por até quanto anos e pagamento de multa para quem “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”
Candidatos presos em Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí (Foto: Divulgação/tse.jus.br)

Candidata a vereadora é presa em Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí (Foto: Divulgação/tse.jus.br)




Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: G1PI 

Polícia apreende avião com grande quantia em dinheiro que seria usado utilizado em campanha política

A Polícia Civil, sob o comando do delegado Fábio Brito de Amaral, apreendeu um avião CESNA 210 por volta de 13h desta terça-feira, na cidade de Passagem Franca, durante a Operação Santos Dumont, deflagrada em cumprimento a mandado de busca e apreensão já que haviam sido passadas informações de que a aeronave, de propriedade de Juarez Alves da Silva, o ‘Miliao’, estava vindo da cidade de Itaituba (PA) com grande quantidade em dinheiro.
Na operação foi apreendida a quantia de R$ 50.000,00 em espécie em poder do referido proprietário. No embrulho com papel do Banco do Brasil continham maços de cédulas de de 100, 50 e 20 reais.
O mandado foi expedido após denúncia recebida pelo Ministério Público local. Suspeitava-se de que o dinheiro seria possivelmente utilizado para a compra de votos no município de Lagoa do Mato (MA).
As redes sociais chegaram a divulgar que o dinheiro seria utilizado nas eleições da região de Valença do Piauí, mas o Cartório Eleitoral do município informou que os recursos apreendidos seriam usados nas eleições em Lagoa do Mato.
Juarez Alves da Silva, dono da aeronave, é sogro de Adailton Alves Guimarães Duarte, candidato a prefeito do município de Lagoa do Mato, pela coligação Unidos pelo Povo, que reúne os partidos PRB, PSD, PTB, PEN, PSDC, PMN, DEM, SD e PSB.
O proprietário do avião foi conduzido à Delegacia de Passagem Franca e liberado após sua oitiva, mas o dinheiro foi apreendido.
A operação contou também com a colaboração do delegado João Marcelino, titular da delegacia da cidade de Paraibano, dos investigadores Glauber, Roger e Rafael, com o apoio do Ministério Público Eleitoral da 44ª Zona.
Avião CESNA 210
Avião CESNA 210, apreendido pela polícia transportando grande quantidade em dinheiro
Dinheiro apreendido
Vários pacotes com notas de R$ 20, 50 e 100 foram apreendidos 




Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Meionorte.com

Jovens são flagrados e presos com maconha e crack

O Serviço Reservado do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí flagrou quatro jovens em uma casa com maconha e crack por volta das 12h desta quarta-feira (28) no Bairro Frei Higino, no Planalto Tremembés, em Parnaíba.
O flagrante aconteceu quando os policiais realizavam uma investigação, e com apoio da Força Tática, surpreenderam os suspeitos na residência de um homem conhecido como “Bucho de Óleo”. Um dos flagrados, Lindomar Alves da Silva, mais conhecido “Bracin”, tentou sair do flagrante e atirou fora a droga. Também foram presos Paulo César Rodrigues Santos, 26 anos, e ainda estavam no local, um adolescente e mais outro rapaz.
Na oportunidade, os policiais apreenderam 42 trouxinhas de maconha e uma pedra grande de crack, além de pouco mais de R$ 20. Com as vistorias, os militares apreenderam ainda dois notebooks, um aparelho celular, várias roupas com as respectivas etiquetas, produtos de cosméticos, perfumes, entre outros. A proprietária da casa também foi levada para a Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos; mas somente Lindomar Silva e Paulo César foram atuados por tráfico de drogas.
acusados
Acusados apresentados na Central de Flagrantes
computadores
Dois notebook apreendidos com o grupo
dona da casa e os jovens
A proprietária da residência e dois indivíduos detidos
mais roupas
Várias peças de vestuário apreendidos em poder dos acusados
objetos apreendidos
Material diversificado encontrado na residência





Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Daniel Santos

Motociclista perde equilíbrio na Ponte do Tabuleiro cai e sofre lesões

No início da tarde desta quarta-feira, um senhor que pilotava uma motocicleta veio a cair do veículo quando trafegava sobre a ponte do bairro tabuleiro, que faz ligação do bairro com o Conjunto Joaz Sousa.
O homem perdeu o equilíbrio e veio a cair, sofrendo ferimentos leves, o acidente poderia ser mais grave se o motociclista não estivesse fazendo uso do capacete. Com o tombo um outro capacete que era transportado foi parar sobre as águas do rio.
A ponte do bairro tabuleiro construída em madeira apresenta desgastes pela ação do tempo com avarias por toda sua extensão. A construção de uma ponte com a estrutura em concreto é o grande anseio da comunidade local, o que facilitaria tanto tráfego de veículos, quanto o de pedestre.
Ao travessar a ponte motociclista perde equilibrio e vai ao chão
Um outro motociclista que passava pelo local socorreu o condutor que estava no chão
A ponte em estrutura de madeira apresenta desgaste por toda sua extensão





Teodoro Neto
Fotos:WhatsApp

Pesquisa aponta liderança de Kim do Caranguejo a Prefeitura de Luís Correia-PI

O Instituto DataMax ouviu os eleitores da cidade de Luís Correia, litoral do Piauí entre dos dias 19 e 20 setembro, a pesquisa foi registada com o número 01021/2016 no TRE-PI. O levantamento ouviu 300 eleitores sobre a intenção de voto estimulada e espontânea ao cargo de prefeito daquela cidade, a pesquisa também aponta o índice de rejeição dos candidatos que disputam o palácio amarelo.
Segundo o levantamento, na pesquisa espontânea, que é quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, os números apontam a liderança de Kim do Caranguejo (PSB) com 53,67%, em seguida aparece a candidata à reeleição Adriane Prado (PP) com 20,00%. O candidato Dr. Eduardo (PSD) aparece com 6% das intenções de voto. Na Pesquisa espontânea, 17,33% dos entrevistados não sabem ou não opinaram e 3 % dos entrevistados afirmam que votariam branco ou nulo.
Já na pesquisa estimulada, que é quando entrevistador apresenta o candidato para o eleitor, o cenário exibe mudanças nos números. O candidato Kim do Caranguejo (PSB) dispara na frente com 56,33% de intenções de voto, o segundo lugar ficou a candidata Adriane Prado (PP) 21%. O candidato Dr. Eduardo Ferreira aparece em seguida com 8%. Neste cenário 9,33% dos entrevistados responderam que não sabe ou não opinou e 5,33% votariam branco ou nulo.
A pesquisa DataMax também perguntou em quem o entrevistado NÃO VOTARIA de jeito nenhum. Nesse cenário, Adriane Prado (PP) tem a maior rejeição do eleitorado com 47%. O Kim do Caranguejo (PSB) aparece com 17% de rejeição e o delegado Dr. Eduardo Alfredo Filho aparece em seguida com 9,33% de rejeição. O Nome Leonardo Silva aparece na pesquisa com 15,67% de rejeição do eleitorado. No cenário de rejeição 7,67% dizem que não rejeita ninguém, já 10% não sabe ou prefere não opinar e 2,67 responderam que todos os nomes são recusados.
A pesquisa foi realizada com 300 entrevistados nos dias 19 e 20 de setembro. a margem de erros segundo o DATAMAX é de 5,6% para mais ou para menos  
Na intenção de voto espontâneo, o candidato Kim do Caranguejo supera a segunda colocada Adriane Prado em 33,67%
Na intenção de voto estimulado, Kim do Caranguejo supera a segunda colocada com mais de 56%

Segundo a pesquisa, a candidata Adriane Prado é a mais rejeitada pelos entrevistados com 47%

PM prende trio acusado de praticar furto e receptação em Parnaíba

A Polícia Militar desarticulou um grupo de furto e receptação nesta terça-feira (27), no Conjunto Altair Athayde, Bairro Igaraçu, em Parnaíba. Os policiais prenderam Maykon da Silva Santos, 20 anos; Jean Cláudio Ramos de Andrade, 22 anos; e Sávio Sílvio da Cunha.
Segundo o sargento Francisco Miranda, há oito dias iniciou-se uma série de furtos nas residências e após investigações, os policiais chegaram até Maykon Santos, onde foram encontrados vários objetos furtados. Ainda segundo o sargento Miranda, Jean Cláudio Ramos de Andrade e Sávio Sílvio da Cunha eram quem faziam os furtos, além de outra pessoa identificada pelo nome de Isaac, que não foi encontrado.
Na oportunidade, Maykon Santos afirmou que foi Jean Andrade quem matou o comerciante Valdinar Ferreira Ribeiro, 57 anos, que foi assassinado na madrugada de sábado (03/09) vítima de latrocínio, no quintal de sua casa, na comunidade Lagoa da Prata, zona rural de Parnaíba. Os três jovens foram levados para a Central de Flagrantes.
Algumas vítimas também foram para a delegacia para reaver os objetos furtados de suas propriedades. Inclusive um homem informou que Jean Andrade estava vestido com sua camisa e foi por conta da camisa que o grupo foi desbaratado. Inclusive, parentes do próprio sargento Miranda também foram alvo dos furtos e informou que foram em mais de 20 casas do Bairro Igaraçu.
Image title
Policiai Militares apresentam os acusados a Centra de Flagrantes

Image title
Maykon da Silva Santos, 20 anos; Jean Cláudio Ramos de Andrade, 22 anos; e Sávio Sílvio da Cunha, presos acusados de receptação e furto
Image title
Produtos dos furtos e receptação apreendidos em poder do trio e encaminhados a Central de Flagrantes





Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: PCN


Câmara aprova salário de Prefeito superior ao de Governador do estado do Piauí

Seguindo a postura de várias cidades piauienses, a Câmara de Oeiras votou na última segunda-feira(26) aumento dos chefes do executivo e do legislativo municipal. A partir de 2017, o prefeito e os vereadores irão receber um dos maiores salários no Estado, equiparado à capital, onde os parlamentares recebem em torno de R$ 18 mil. O novo prefeito da primeira capital piauiense irá receber em torno de R$ 20 mil, valor maior do que o salário do governador, que congelou o seu salário em R$ 17,5.
O aumento dos salários foi votado em segunda instância na segunda-feira, 26, com apenas um parlamentar contra a proposta, o vereador Émerson Gonzaga. De acordo com o decreto legislativo nº 02/2016, o prefeito que for eleito no dia 02 terá o salário de R$ 20 mil, o vice-prefeito R$ 10 mil e os secretários de R$ 8 mil.
Já no legislativo municipal, o salário será de R$ 12 mil para cada vereador, enquanto o presidente da casa receberá R$ 18 e os membros de cargos de mesa diretora terão salários de R$ 13.800.
Para o vereador Emerson Nogueira, o reajuste pode comprometer o orçamento do município. “Votei contra pela questão econômica do município, que não acredito que suportaria isso. Não é [um salário] compatível com a realidade do município. Acho que como isso vai dar aumento no funcionalismo, devíamos dar exemplo”, comenta.
Em Teresina, o aumento foi votado no início do ano e salário dos vereadores variou de R$ 17.108,75 para R$ 18,8 mil. O vencimento do prefeito Firmino Filho é de R$ 16,5, entretanto o chefe do executivo optou por não receber o repasse, pois recebe pelo Tribunal de Contas da União, onde é concursado.
O valor do salário do prefeito em Oeiras supera ainda o do governador do Estado, Wellington Dias, que no ano passado congelou seus vencimentos em R$ 17 mil, enquanto os deputados aumentaram para R$ 25 mil.
O advogado Rafael Orsano, especialista em direito eleitoral, explica que, pela constituição não existe um parâmetro que defina os rendimentos dos representantes do executivo e legislativo, como tamanho da cidade, economia ou PIB. “O que define é a Lei aprovada pela Câmara, que dirá o valor do salário do prefeito e, consequentemente, vai gerar outros aumentos, como nos rendimentos dos vereadores e secretários. Não há vinculação necessária à renda como valores arrecadados pelo município, seja por fontes próprias ou repasses da União, FPM [Fundo de Participação do Município]”, explica.
Segundo Orsano, o único limite que e existe é o artigo 37, inciso 11, da Constituição Federal. Nele, é detalhado que o salário dos membros do executivo e legislativo não pode superar os de um ministro do Supremo Tribunal Federal, o chamado teto constitucional, que hoje equivale a R$ 39.293,32.
De acordo com o inciso 11 do artigo 37, “a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003).
Resultado de imagem para camara municipal de oeiras-PI
A partir de 2017, o prefeito e os vereadores irão receber um dos maiores salários no Estado. O novo prefeito da primeira capital piauiense irá receber em torno de R$ 20 mil, valor maior do que o salário do governador, que congelou o seu salário em R$ 17,5






Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Cidadeverde.com
Foto: portal Sul do Piauí

Polícia Militar Fecha estúdio clandestino que falsificava CDs e DVDs no PI

A Polícia Militar encontrou nesta terça-feira (27) durante uma operação realizada no bairro Parque Alvorada, Zona Norte de Teresina, um estúdio de produção e falsificação de CDs e DVDs que produzia cerca de cinco mil cópias por dia. Cinco homens foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes.
“Recebemos uma denúncia de que havia um grande fluxo de entrada e saída de pessoas na casa. De lá saíam muitos carros carregados de várias caixas. Investigamos por alguns dias e hoje invadimos por situação de flagrância de delito, encontrando no fundo da casa o estúdio”, explicou o delegado Sebastião Alencar.
O delegado explicou que durante a operação foram apreendidos 27 CPUs cada uma com cerca de 10 unidades de produção e 30 caixas com cópias já prontas para a comercialização. Os quatro funcionários detidos foram liberados, mas o dono da casa ainda continua preso. “O dono da casa foi preso e será autuado. Ele pode ficar recluso de dois a quatro anos e responderá por violação de direitos autorais”, contou.
Ainda de acordo com o delegado, será realizada uma perícia para averiguar se havia furto de energia no local, já que tinham muitos aparelhos e a conta de energia estava bem abaixo do esperado.
O estúdio produzia cerca de 5 mil cópias falsificadas por dia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Foram apreendidos 27 CPUs cada uma com cerca de 10 unidades de produção e 30 caixas com cópias já prontas para a comercialização



Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: G1PI

URGENTE! IFPI realiza processo seletivo para preenchimento de vagas em Parnaíba, salário de R$ R$ 5,4 mil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí realiza processo seletivo com a finalidade de preencher duas vagas imediatas na função de professor substituto, para atuar no campus de Parnaíba-PI.
As oportunidades são para atuar em jornadas de trabalho de 40 horas por semana, na área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias: Educação Física  e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Matemática. O vencimento é de R$ 5.426,30, mais retribuição de acordo com a titulação.
As inscrições no valor de R$ 50,00, serão realizadas presencialmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba, situado na Avenida Monsenhor Antônio Sampaio, S/N, Bairro Alto Santa Maria, Parnaíba-Piauí, no Setor de Extensão, nos dias 23, 26, 27 e 28 de setembro de 2016, das 07:30h às 11:30h e das 13:00h às 15:30h
O processo seletivo será realizado em duas etapas:
- Análise/Avaliação de Títulos;
- Prova de Desempenho Didático.
Provavelmente nos dias 06 e 07 de outubro de 2016, será a realização da prova de desempenho didático, de acordo com cronograma a ser divulgado no resultado da Prova de Análise.
O resultado final da seleção, com a relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, será homologado pelo Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www2.ifpi.edu.br/csep/publico/, até o dia 11 de outubro de 2016.
O processo seletivo simplificado terá validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato da autoridade competente.
Provavelmente nos dias 06 e 07 de outubro de 2016, será a realização da prova de desempenho didático, de acordo com cronograma a ser divulgado no resultado da Prova de Análise


Federação confirma Parnahyba na Série D em 2017

O Parnahyba será o terceiro representante do Piauí na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. A decisão foi tomada ontem durante reunião entre dirigentes de clube e o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira. Com a confirmação do Tubarão, o torneio seletivo para definir quem irá disputar o torneio não irá mais ocorrer.
Além da decisão, os dirigentes começaram a pensar no Campeonato Piauiense 2017. Uma das pautas foi a capacitação dos gestores.
Um dos pontos discutidos na reunião foi sobre a terceira vaga do estado na Série D de 2017. A vaga estava indefinida e, para preenchê-la, havia sugerido a possibilidade um seletivo para definição. “A federação vai homologar a vaga do Parnahyba como representante. Ele já disputou esse ano e a Federação está tomando essa decisão”, emendou Cesarino. Além do Parnahyba, River, rebaixado para Série D, e Altos, vice- -campeão, também disputam o torneio.
Para 2017, ficou definido que a Federação vai oferecer uma das vagas para Série D 2018 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior em um Campeonato Sub 21, que vai acontecer no 2º semestre em formato similar a Copa Piauí.
Além do Parnahyba, River, rebaixado para Série D, e Altos, vice-campeão, também disputarão o torneio




Edição: ParnaibapontoCom
Fonte: Portal O Dia

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cantor é preso com arma suspeito de perseguir veículo no Piauí

O cantor Mariozan Rocha, 48 anos, foi preso na madrugada de hoje (27), com mais três homens, suspeito de perseguir um veículo na BR-316, entre Picos e Monsenhor Hipólito (369 km de Teresina). De acordo com o tenente Antônio Elias, do 4º Batalhão da Polícia Militar, o cantor estava armado.
Segundo o policial, a prisão aconteceu depois que a polícia recebeu um pedido de ajuda de alguém que disse estar sendo seguido na BR-316. O denunciante informou que uma Pajero de cor prata estava lhe perseguindo na estrada.
"A abordagem aconteceu já na entrada de Picos, encontramos um revólver calibre 38 dentro do carro. Ele disse que não sabe de quem é a arma, mas acabou assumindo porque o carro é dele", disse.
No veículo, estavam mais três homens, que não tiveram seus nomes informados e foram liberados logo após a abordagem. A suspeita da polícia é de que o caso envolva questões políticas no município de Monsenhor Hipólito.
O carro do cantor contém adesivos com o número 15, em apoio ao atual prefeito da cidade, Francisco Anísio de Sousa, o Tima (PMDB), candidato à reeleição. O adversário é o médico Zenon Bezerra (PSB).
"Eles não comentaram nada sobre estar perseguindo um veículo, desconversaram e negaram, eles podem ter confundido o carro com o do candidato adversário", disse o policial.
O cantor ficou detido na delegacia regional de Picos e deverá pagar fiança de até R$ 3 mil devido ao porte ilegal de arma de fogo.
Revólver calibre 38' encontrado no interior do veículo
Veículo Pajero que era conduzido pelo cantor




Fonte: cidadeverde.com

Homem tira a própria vida por enforcamento

Um homem identificado como Francisco das Chagas de Sousa Oliveira, de aproximadamente 40 anos, atentou contra a própria vida ao se enforcar com uma corda na noite desta segunda-feira no bairro Labino.   
O corpo da vítima foi encontrado dependurado em uma árvore, amarrado pelo pescoço por uma corda. Além do sufocamento Francisco também teve o pescoço deslocado o que contribuiu para o óbito.
Ainda não se sabe a causa ou o motivo que levou Francisco a esse ato de desespero.








Fotos: Grupo WhatsApp


TRAIÇÃO? Há cinco dias da eleição, Zé Filho e Juliana declaram apoio para Mão Santa

PARNAÍBA - O ex-governador Zé Filho (PPS) e a deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB) mudaram de ideia na última semana de campanha em Parnaíba, Litoral do Piauí.
Antes no palanque de Gerivaldo Benício (PDT), candidato que não deslanchou nas pesquisas e não caiu nas graças dos parnaibanos, o casal deixou de apoiá-lo e migrou para o palanque de Mão Santa (SDD).
O ex-governador e ex-senador Mão Santa cresceu nas últimas semanas e já é considerado uma ameaça ao projeto de reeleição do atual prefeito Florentino Neto (PT).
Florentino também conta com apoios fortes e se diz despreocupado com a união das oposições.
Zé Filho e Mão Santa até pouco tempo atrás não se davam bem. Mesmo possuindo laços familiares cada um seguiu um rumo diferente na política, chegando inclusive a disputarem de lados opostos a eleição para governador em 2014. Na ocasião, Mão Santa estava no PSC e Zé Filho ainda no PMDB. Wellington Dias (PT) foi eleito com ampla maioria de votos.
A união das oposições em Parnaíba deixou incógnita. A população ainda não entendeu o motivo da troca de apoio. No entanto, a audácia pode custar caro para Mão Santa.
Até a última sexta-feira (23) a Deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), se dizia honrada em está apoiando Gerivaldo Benício e pediu aos moradores do Rebentão,  voto para Gerivaldo 
“Eu confio no Gerivaldo e sei do compromisso que ele tem com a cidade e com nosso povo. Por isso eu peço que vocês votem nele, pois é a nossa esperança para dias melhores”,Comentou na ocasião a deputada Juliana
Reunião onde Zé Filho e Juliana declaram apoio ao candidato Mão Santa





Edição: Parnaibapontocom
Fonte: Manoel José / Capital Teresina