quinta-feira, 3 de abril de 2025

Jornalista, ex-Secretária de Comunicação de Parnaíba denuncia violência doméstica do ex-marido; vídeo

A jornalista e ex-secretária de Comunicação de Parnaíba (PI), Gabriela Alves, denunciou o ex-marido por violência doméstica. O suspeito é Rarison Albuquerque, atual secretário de Educação de Araioses (MA). Em entrevista à nossa reportagem, sua defesa relatou que ela enfrentou um relacionamento tóxico por 10 anos e só teve coragem de se manifestar após o fim da relação.


Vídeos obtidos pelo MeioNews registram o momento em que a jornalista é ameaçada de agressão com um cinto.  “Eu quebro a tua cara”, foi uma das falas de Rarison. Nas redes sociais, Gabriela chegou a compartilhar imagens das marcas de violência em seu corpo.

Confira o diálogo violento do suspeito contra a jornalista!

"Hoje eu me senti tão magoada, que depois de tudo que eu passei, eu e meus filhos sabemos [...] eu nunca vim aqui fazer uma live dessa, eu sempre trabalhei", desabafou Gabriela Alves.

A defesa da jornalista contou que já foi solicitado medidas protetivas contra Rarison Albuquerque. 

"Gabriela vem passando por muitas coisas, só ela sabe o que já vem alimentando. As imagens falam por si só, são agressões bem violentas, e ela vem sofrendo isso há muitos anos, inclusive findou-se o relacionamento [...] hoje as medidas foram devidamente tomadas, uma medida protetiva perante o juiz aqui da 1ª comarca de Parnaíba [...] ela é muito exposta na cidade de Araioses , no Whatsapp, e ela está sofrendo muitas humilhações, e hoje nós estamos aguardando uma decisão para proteger ela, proteger ela de todas essas agressões, seja violência psicológica, sejam violência físicas, e patrimoniais, estamos aguardando agora só o poder judiciário decidir", disse a defesa.

OUTRO LADO

A reportagem procurou o  secretário de Educação de Araioses, mas sem retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações. Informações Meionews 

Veículo desgovernado invade calçadão comercial e colide em loja no centro

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 3, um VW UP, com placas de Parnamirim-RN, colidiu contra uma loja de informática no calçadão Marechal Deodoro, no centro de Parnaíba.

Portas de enrolar ficaram destruídas/Reprodução 

O condutor do veículo não permaneceu no local. O proprietário da loja acionou a CITran (Companhia Independente do Trânsito), para fazer levantamento do acidente.

Carro com a roda dianteira esquerda quebrada/Reprodução 

Duas portas de enrolar ficaram destruídas com o forte impacto. O carro teve a roda dianteira esquerda quebrada causando apenas danos materiais para ambas as partes.

O condutor teve sorte em não colidir contra um poste de energia na esquina da loja. Informações Portal do Catita 

Colombiano baleado em Parnaíba recebe alta após tentativa de homicídio

Ivan Alfredo Pabon Manrique, colombiano que foi vítima de uma tentativa de homicídio no dia 27 de março no bairro Canta Galo, recebeu alta do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) nesta quarta-feira, 2.

O crime aconteceu quando Ivan Alfredo, que era o alvo principal, foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. Seu amigo, que estava em uma motocicleta, morreu no local. O SAMU socorreu Ivan Alfredo para o HEDA, onde permaneceu internado até essa data.

Local do crime no Bairro Canta Galo em Parnaíba/Reprodução 

Segundo informações, o criminoso, também colombiano, trabalhava para a vítima, mas foi demitido. Após a demissão, houve uma desavença entre os dois, e o acusado teria ameaçado Ivan Alfredo. A vítima chegou a registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre as ameaças.

O acusado, que continua foragido, é considerado o principal suspeito da tentativa de homicídio. A Polícia Civil investiga o caso e busca por pistas que levem à sua captura. Informações Folha do Delta News

Vice de Parnaíba quebra o silêncio após boatos de briga com Francisco

O vice-prefeito de Parnaíba, Darllan Barros (Progressistas), se manifestou na noite da última terça-feira, 1º, para afastar rumores sobre um possível distanciamento político em relação ao prefeito Francisco Emanuel (Progressistas). Em declaração pública, Barros reafirmou seu compromisso com a gestão municipal e garantiu que seguirá ao lado do chefe do Executivo até o fim do mandato.

Prefeito Francisco Emanuel e o vice Darlan Barros/Reprodução 

Posicionamento firme contra especulações

Diante das especulações que circularam nos últimos dias, Darllan Barros fez questão de esclarecer sua posição de maneira enfática.

“Parnaibanas e parnaibanos, venho por meio desta vos afirmar de maneira inequívoca o meu total e restrito compromisso com o nosso prefeito Francisco Emanuel. Permaneço ao seu lado como vice-prefeito, com a mesma dedicação e o entusiasmo desde que iniciamos a nossa jornada”.

Projetos sólidos para o município

O vice-prefeito também ressaltou a sintonia entre sua atuação e a do prefeito, reforçando que os projetos em andamento visam o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nossos projetos para a Parnaíba são sólidos e construídos com o objetivo único de promover o bem-estar e o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso povo. Nós trabalhamos com sintonia, com respeito e colaboração, e assim seguiremos até o último dia do nosso mandato”.

Compromisso com a população

Ao encerrar sua declaração, Darllan Barros rechaçou qualquer versão que aponte para um distanciamento político e garantiu que a administração municipal segue focada em atender às necessidades da população.

Qualquer rumor ou especulação, em contrário, não condiz com a verdade. Nossa prioridade é continuar servindo a Parnaíba com responsabilidade, honrando a confiança que nos foi depositada. Reafirmo, portanto, o meu compromisso inabalável com o nosso prefeito Francisco Emanuel, com o cidadão parnaibano, e eu tenho certeza que juntos nós seguiremos trabalhando por uma Parnaíba cada vez melhor. Informações Francy Teixeira

Vereadora é presa pela PF em operação que investiga crimes eleitorais e ligação com facção

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa em sua residência no bairro Jóquei, na zona Leste de Teresina, durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 3. A parlamentar deixou sua casa por volta das 7h50 em uma viatura, seguindo para a sede da PF. Ela estava acompanhada de outra mulher, além de seu advogado e tio.

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa em sua residência durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal/Reprodução 

A reportagem apurou que a ação investiga crimes eleitorais, possível envolvimento com facção criminosa e compra de votos com dinheiro proveniente dessa organização. 

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que a campanha eleitoral de Tatiana Medeiros tenha sido financiada de forma ilícita e que sua eleição tenha ocorrido com o apoio de uma facção criminosa. Além disso, a investigação aponta possíveis desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental. Ela foi eleita pela primeira vez nas eleições de 2024 com 2.925 votos.

Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria da vereadora Tatiana Medeiros para comentar sobre o caso, mas, até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Além da vereadora Tatiana Medeiros, seu namorado, Alandilson Cardoso Passos, também foi alvo da ação da PF. O mandado de prisão preventiva contra ele foi cumprido em Minas Gerais, onde permanece detido desde novembro do ano passado, quando foi alvo de uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

Alandilson foi preso em Minas Gerais sob suspeita de integrar uma facção criminosa. No momento da prisão, em 2024, ele estava acompanhado da vereadora e já tinha uma passagem comprada para viajar a São Paulo.

A parlamentar ficará presa na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Teresina. Amanhã (4), ela passará por audiência de custódia.

O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI, Leonardo Queiroz, informou que a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, não foi comunicada previamente sobre a operação da Polícia Federal, mas já está acompanhando o caso. Ele também reforçou que a instituição tomará medidas legais para contestar a ação. 

"Nós, da OAB Piauí, não fomos comunicados sobre essa operação. Estamos tomando conhecimento apenas através da mídia e iremos prestar todo o suporte institucional, uma vez que ela é advogada. A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Piauí já está acompanhando o caso de perto. Inclusive, a OAB Piauí vai se habilitar no processo e pedir a nulidade deste ato que não observou a lei que diz que a OAB tem que ser comunicada previamente para acompanhar", afirmou o advogado.

O PSB esclareceu que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a situação da vereadora Tatiana Medeiros.

"Sobre a situação da vereadora, o partido ficou sabendo junto com a imprensa e precisa ter acesso ao inquérito para estabelecer os devidos processos legais, como já foi feito anteriormente", disse a sigla em nota.

Afastamento de funções públicas

Segundo nota da PF, esta é a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral e cumpriu oito mandados, sendo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí.

“Além das medidas judiciais citadas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o consequente impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores”, destaca a nota.

Confira nota na íntegra:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3), a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, com o objetivo de combater a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024.


Policiais Federais cumprem oito mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública como vereadora e de cargos em comissão ocupados por investigados da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí. As ordens judiciais, cumpridas na capital piauiense e na cidade de Timon/MA, foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí.

A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre candidata eleita ao cargo de vereadora na capital piauiense e expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado.

Há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos ilícitos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental.

Além das medidas judiciais citadas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o consequente impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores.

Durante a deflagração, foi realizada ainda a prisão de uma pessoa que se encontrava com mandado de prisão preventiva em aberto.

Parlamentar alvo da 1ª fase da operação

Tatiana Medeiros é fundadora do Instituto Vamos Juntos, localizado na Avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina. O local já foi alvo de buscas da Polícia Federal durante a primeira fase da Operação Escudo Eleitoral.

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, resultando na apreensão de R$ 100 mil em espécie no instituto. 

Além disso, a parlamentar é namorada de Alandilson Cardoso Passos, um dos alvos da Operação Denarc 64. Segundo o delegado Samuel Silveira, Alandilson responde por crimes de tráfico de drogas, roubo qualificado, posse irregular de arma de fogo e seria ligado a uma facção criminosa que atua na capital.

No último final de semana, o PSB anunciou o afastamento de Tatiana Medeiros do cargo de secretária-geral do partido em Teresina. A sigla ressaltou ainda que abrirá um processo na comissão de ética devido às investigações policiais que envolvem a conduta da parlamentar na campanha eleitoral de 2024.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta terça-feira (1°), a vereadora Tatiana Medeiros assegurou que não responde a nenhum tipo de processo criminal, cível ou eleitoral e considera as sanções partidárias parte de uma “perseguição” da qual é vítima. Informações Cidadeverde.com

Acidente grave deixa seis pessoas mortas em rodovia no interior do Piauí

Um acidente grave deixou seis pessoas mortas na PI-144, na cidade de São Braz do Piauí, extremo Sul do Piauí. O Cidadeverde.com apurou que uma van vinha de Jurema e transportava pessoas para um mutirão em São Raimundo Nonato. Ela colidiu com um caminhão deixando duas enfermeiras mortas além de outras quatro vítimas.

Van que transportava pessoas para um mutirão colidiu com um caminhão deixando duas enfermeiras mortas além de outras quatro vítimas/Reprodução 


A suspeita é que a van foi desviar de um carro que estava parado na via e acabou colidindo com um caminhão que vinha no sentido contrário. Os dois motoristas, da van e do caminhão, foram encaminhados em estado grave ao Hospital Regional Senador Campos Ferraz, em São Raimundo Nonato. Outras pessoas também foram encaminhadas com ferimentos ao hospital.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar os corpos de três das vítimas que ficaram presas às ferragens na van. A perícia esteve no local e analisou a cena. Apenas um laudo conclusivo pode determinar a real causa do acidente.

Além do Samu, que encaminhou vítimas ao hospital, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher os corpos. Informações Cidadeverde.com

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Irmão esfaqueia o outro durante briga de família em Caxíngó-PI

Na noite desta terça-feira, 1°, a Policia Militar foi acionada por para conter uma briga no povoado Jenipapeiro no município de Caxíngó-PI. Na localidade, a guarnição foi informada que Francisco de Paulo da Cruz do Nascimento, 44, havia sido lesionado com golpes de faca pelo próprio irmão, e que a vítima tinha sido socorrida por uma ambulância do SAMU para o hospital de Joaquim Pires-PI.

Central de Flagrantes de Parnaíba/Reprodução 

O irmão acusado, Paulo Jorge da Cruz do Nascimento, 51, foi preso juntamente com a arma do crime.

O caso foi encaminhado à central de flagrantes em Parnaíba. 

Na distrital, o irmão acusado, também lesionado alegou ao delegado que estava banhando na área externa da casa quando recebeu uma paulada na cabeça desferida pelo seu irmão. 

Com isso, pegou uma faca e foi atrás para revidar, o encontrando na casa onde ele reside, desferindo vários golpes no corpo do irmão. 

Faca utilizada no crime, apreendida pela polícia/Reprodução 

A confusão deu início por volta das 18hs 30, onde o irmão (vítima), teria reclamado ao irmão (acusado), de não cuidar do pai 'operado'.

Paulo Jorge da Cruz do Nascimento, foi autuado por lesão corporal dolosa. Informações Portal do Catita 

Homem é condenado a 17 anos de prisão por homicídio qualificado em Luís Correia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da atuação do promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, titular da Promotoria de Justiça de Luís Correia, obteve a condenação de A. N. L., a 17 anos e 6 meses de prisão, pelo crime de homicídio qualificado contra Francisco das Chagas Santana Pereira. O acusado foi assistido pelo defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior.

Imagem gerada por IA para ilustrar

A sentença foi proferida pelo juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, titular da Vara Única da Comarca de Luís Correia. De acordo com a denúncia do Ministério Público, em 06 de julho de 2008, o acusado esfaqueou a vítima, causando lesões, que a levaram à morte.

A. N. L. foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri por maioria de votos, que reconheceram a materialidade e autoria do crime, além de circunstância qualificadora por motivo fútil. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. Informações MPPI

Polícia prende homem comercializado drogas em Buriti dos Lopes

A Policia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da Delegacia de Buriti dos Lopes, em uma ação conjunta com o 31º Batalhão da Policia Militar do Litoral, resultou na prisão em flagrante de iniciais I.F.C., vulgo “Pequeno”, comercializando drogas - crack - ilícitas em uma residência situada na rua José Domingos de Sousa, Bairro Centro.

"Pequeno" foi flagrado no momento em que entregava os entorpecentes(crack), para um usuário/Divulgação PCPI

De acordo com a Polícia, a prisão do Pequeno só foi possível após investigações que o suspeito estaria comercializando drogas naquele imóvel, tendo sido flagrado no momento em que entregava os entorpecentes(crack), para um usuário.

Todo o material foi apreendido e levado à sede da Delegacia, onde o nacional foi autuado em Flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas, crime tipificados no art. 33 da Lei 11.343/2006 da lei de drogas.

A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. Informações Portal do Rurik 

Falso mototaxista é preso suspeito de realizar entrega e venda de drogas no Piauí

Um homem identificado como J.C.B.S., de 40 anos, foi preso na tarde desta terça-feira, 1°, durante uma ação da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Picos. O suspeito foi flagrado tentando se desfazer de uma bolsa com drogas e fugir em uma motocicleta, mas acabou interceptado pelos agentes da 3ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI).

. O suspeito foi flagrado tentando se desfazer de uma bolsa com drogas e fugir/Divulgação BEPI

A prisão aconteceu em uma estrada vicinal, onde o homem foi visto parado com a moto. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele tentou escapar, jogando um pequeno volume no chão, sem sucesso. Durante a revista, os agentes encontraram 10 invólucros de cocaína no bolso de sua bermuda. Já dentro da bolsa descartada, havia mais 30 invólucros da mesma substância.

Além das drogas, os policiais apreenderam um total de R$ 1.103 em dinheiro, um celular iPhone 11 e a motocicleta Honda Bros 160, de cor vermelha, usada pelo suspeito. J.C.B.S. usava um colete de mototáxi sem registro e admitiu que se passava por mototaxista para encobrir sua atividade criminosa.

Levado à Delegacia Regional de Picos, o suspeito teve sua ficha consultada e foi constatado que ele já havia sido preso outras três vezes pelo mesmo crime. O caso segue sob investigação, e ele deverá responder mais uma vez por tráfico de drogas. Informações Conecta Piauí 

Idoso fica gravemente ferido em colisão entre caminhão e motocicleta na BR-343

Um idoso de 67 anos, que não teve o nome revelado, ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta na tarde desta terça-feira, 1º, na BR-343, em Teresina.

O motociclista sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital/Reprodução 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão colidiu na traseira da motocicleta conduzida pelo idoso. A dinâmica exata do acidente ainda está sendo analisada, mas a principal hipótese é que o motorista do caminhão não tenha mantido a distância segura da moto. 

O condutor do caminhão, um homem de 36 anos, saiu ileso. Já o motociclista sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Não há informações sobre o seu estado de saúde. 

O teste de alcoolemia realizado no motorista do caminhão teve resultado negativo. No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, não foi possível realizar o teste no idoso.

A PRF reforça a importância de respeitar a distância segura entre os veículos para evitar colisões traseiras, que estão entre as ocorrências mais comuns nas rodovias e podem resultar em acidentes graves. Informações Cidadeverde.com

"Decretão" de Francisco Emanuel exonera Mão Santa e Adalgisa

Previsto para sair na madrugada desta quarta-feira, 2, o decretão traz as exonerações do ex-prefeito Mão Santa e da ex-primeira-dama Adalgisa.

Francisco Emanuel, Prefeito de Parnaíba 

O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), rompeu com a família Mão Santa, que o escolheu como candidato do grupo político na eleição do ano passado.

Após o rompimento, a deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) chamou o agora ex-aliado de "Novo Judas".

Na campanha, o então candidato usou o apelido de Novo Francisco, uma referência ao prefeito Mão Santa, que se chama Francisco de Assis de Moraes Souza.

EDUCAÇÃO E SAÚDE FICAM

Francisco Emanuel vai manter os secretários de Educação e Saúde, assim como o diretor da Rodoviária, que é municipal (fica Rafael Alves).

No lugar de Adalgisa na Sedesc entra a primeira-dama, Priscila.

O novo procurador-geral será o advogado Eliaquim Nunes, enquanto o jovem Tex Willer será secretário imediato de Francisco Emanuel, substituto Mão Santa.

O secretário de Governo será o ex-secretário municipal Edrivando Barros, enquanto o chefe de gabinete escolhido foi Alisson Meireles.

No final das contas, o decretão retira os quadros ligados à família Mão Santa. Informações Ary Carvalho/Meionews 

Operação conjunta da PM e PC apreende drogas no interior do Piauí

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, nesta terça-feira, 1°, resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas no município de Amarante, no interior do Piauí. A operação foi coordenada pela Delegacia de Amarante e ocorreu no bairro Novo Amarante, após uma denúncia anônima indicar a possível localização dos entorpecentes.

Droga apreendidas durante a Operação/Divulgação 

Durante a ação, as equipes localizaram e apreenderam 24 tabletes de substância análoga à maconha, um pacote contendo supostas sementes de maconha, dois pacotes de substância semelhante à cocaína e um tablete de material análogo ao crack. As drogas estavam escondidas em um terreno baldio, nos arredores das últimas residências do bairro.

De acordo com a delegada Carolina Diógenes, a Polícia Militar recebeu uma ligação de um número privado denunciando a existência de plásticos contendo objetos suspeitos no local. Após verificar a procedência da informação, a PM acionou a Polícia Civil, que encaminhou os materiais apreendidos para a delegacia e iniciou a investigação para identificar os responsáveis pelo entorpecente.

A Polícia Civil segue com as diligências para apurar a origem da droga e identificar possíveis envolvidos. Informações Portal Lupa 1 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Prefeito Francisco Emanuel rompe com o vice e clima é de instabilidade em Parnaíba

O cenário político em Parnaíba se tornou incerto após o rompimento entre o prefeito Francisco Emanuel e seu vice, Darllan. Até a semana passada, Darllan reforçava seu compromisso com a gestão municipal, mas sua recente mudança de postura acendeu o alerta sobre uma possível crise interna na administração.

Prefeito Francisco Emanuel e o vice Darlan/Reprodução 

Nos últimos dias, Darllan tomou medidas que indicam um afastamento. Ele restringiu o acesso ao seu perfil no Instagram e retirou da bio a informação de que é vice-prefeito de Parnaíba. Apesar disso, na semana passada, em entrevista para o IelTV ele afirmou que "não existe um rompimento, existe um alinhamento da cidade de Parnaíba".

Darllan é historicamente ligado ao grupo do ex-prefeito Mão Santa, o que levanta questionamentos sobre possíveis reações políticas nos bastidores. Ainda não há uma manifestação oficial de Francisco Emanuel sobre o afastamento do vice e como isso pode impactar a gestão da cidade.

A ruptura pode influenciar os rumos políticos de Parnaíba e acirrar os debates sobre  alianças e futuros cenários eleitorais. O clima de instabilidade permanece, e novos desdobramentos são aguardados. Informações Conecta Piauí 

Isenção do ICMS no Piauí entra em vigor hoje (1º); veja os alimentos que ficam mais barato

Entrou em vigor nesta terça-feira, 1º, a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos da cesta básica no Piauí. A medida busca aliviar o custo dos alimentos para a população.

"Essa é uma lei sancionada ainda no ano passado, acompanhada de um decreto regulamentador, que garante a isenção de ICMS para diversos produtos da cesta básica. O estado do Piauí está contribuindo diretamente para a redução dos preços dos alimentos", destaca o governador Rafael Fonteles.

No Piauí, entre os itens que terão isenção total do imposto estão arroz, feijão, farinha de mandioca, hortaliças, frutas frescas, ovos, leite in natura e pasteurizado, além de carnes e derivados de aves, suínos, caprinos e ovinos, sejam eles vivos, abatidos ou processados. Também entram na lista produtos como banha suína, fava comestível, polvilho de mandioca e sal de cozinha.





Além disso, alguns produtos terão um regime tributário especial, com redução da base de cálculo do ICMS para 7%. Entre eles estão café em grão cru ou torrado e moído (exceto solúvel ou descafeinado), óleo vegetal comestível (exceto de oliva), margarina, creme vegetal, leite em pó e pó para preparo de bebida láctea em embalagem de até 200g.

Preso suspeito de estuprar a própria filha no interior do Piauí

Nesta segunda-feira, 31, um homem identificado pelas iniciais R.A.P., vulgo "Reginaldo", 37, foi preso pela Polícia Civil do Piauí, suspeito de estuprar a própria filhai na cidade de Luzilândia, no interior do Estado.

R.A.P., vulgo "Reginaldo", 37, suspeito de estuprar a própria filha/Divulgação 

O crime ocorreu há cerca de cinco anos, quando a menina tinha apenas 08 anos de idade. Atualmente, a vítima tem 13 anos.

Reginaldo é natural de Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará. O mandado de prisão foi expedido pelo Juízo da Central de IP de Parnaíba.

Atualmente o suspeito está à disposição do Judiciário e deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira, 1°. Informações Portal Lupa

Muros de Parnaíba amanhecem pichados com a frase "Novo Judas"

Na manhã desta terça-feira, 1°, diversos muros em Parnaíba amanheceram pichados com a frase "Novo Judas", a mesma utilizada pela deputada Gracinha Mão Santa para se referir ao prefeito Francisco Emanuel. A suspeita é de que as pichações tenham sido realizadas por apoiadores da deputada, em reação ao rompimento político entre ela e o prefeito em março deste ano.

Muro com a pichação "Novo Judas"/Reprodução 

Há também a possibilidade de que as pichações tenham sido encomendadas com o objetivo de prejudicar a imagem do prefeito. Segundo autoridades, a pichação de muros públicos configura crime ambiental, com pena de detenção e multa.

Muro com a pichação "Novo Judas"/Reprodução

O prefeito Francisco Emanuel deve solicitar uma investigação da Polícia Civil para identificar os responsáveis pelas pichações. Informações Portal do Águia