domingo, 2 de fevereiro de 2025

Polícias Civil e Militar deflagram operação contra o tráfico de drogas em Parnaíba

A Polícia Civil do Piauí, de forma integrada com a Polícia Militar e Núcleo de Operações com Cães do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deflagrou na sexta-feira, 31, uma operação contra o tráfico de drogas no bairro Mendonça Clark, mais precisamente numa localidade conhecida como 'Carandiru', em Parnaíba.

Operação conjunta entre as polícias Civil e Militar/Reprodução 

A operação tinha como objetivo desarticular um núcleo criminoso que atuava na venda de entorpecentes na região.

Na operação foi presa uma mulher identificada como Maria Juciane Nascimento de Castro, 40, na residência do principal alvo investigado.

Durante a ação, foram apreendidos: 439 gramas de crack; 750 gramas de cocaína; 70 gramas de skunk; uma balança de precisão; um revólver calibre 32 com 06 munições; R$ 9.000,00 em espécie; 03 televisões e 02 câmeras de vídeo com DVR.

Material apreendido durante a Operação/Reprodução 

Todo o material apreendido, bem como a mulher foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba. Informações In Foco Piauí

Parnahyba e Oeirense se enfrentam neste domingo pela 4ª rodada do Estadual

A quarta rodada do Campeonato Piauiense tem continuidade neste domingo, 2, com a partida entre Oeirense e Parnahyba. Os dois times se enfrentam às 15h45, no estádio Gerson Campos, em Oeiras. A partida pode dar ao Parnahyba o retorno da liderança do grupo B. Para o Oeirense, uma vitória pode dar um respiro a equipe que tem apenas um ponto somado até aqui.


Oeirense e Parnahyba se enfrentam às 15h45, no estádio Gerson Campos/Reprodução 

Jogando em casa, o Oeirense vai buscar a primeira vitória no Estadual. No primeiro confronto entre as duas equipes, o Parnahyba venceu por 2 a 1. Depois disso, o Oeirense empatou com o 4 de Julho, o que provocou a mudança no comando técnico.

Assumindo o Oeirense na terceira rodada o técnico Givanilson Sales estreou com derrota para o Piauí e vai pressionado pela vitória contra o Parnahyba.

Já o Parnahyba vive um melhor momento na competição. Com duas vitórias, contra Oeirense e Piauí, o Parnahyba vem de uma derrota para o 4 de Julho na terceira rodada.

Nesta quarta rodada, após o empate entre Piauí e 4 de Julho, o Tubarão perdeu a liderança do grupo B, mas pode retomar o posto com um empate ou vitória em cima do Oeirense neste domingo, 2. O técnico Arnaldo Lira será o desfalque do time à beira do gramado, já que foi expulso após o empate contra o 4 de Julho, na terceira rodada.

Classificação do grupo B

1º Piauí – 7 pontos

2º Parnahyba – 6 pontos

3º 4 de Julho – 5 pontos

4º Oeirense – 1 ponto

Informações Cidadeverde.com

Envenenamento coletivo completa um mês e caso será concluído em até 10 dias

Cidadeverde.com confirmou com exclusividade que o relatório da Polícia Civil do Piauí sobre o envenenamento coletivo na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, será divulgado em até 10 dias. O prazo para a divulgação do resultado da investigação já foi alinhado com o Ministério Público. Neste sábado, 1°, o caso que tem desafiado as autoridades em Segurança Pública no estado, completou um mês. 

Francisco de Assis e Maria dos Aflitos, suspeitos presos/Reprodução 

Até o momento duas pessoas estão presas. O Cidadeverde.com também confirmou que Maria dos Aflitos, avó das cinco crianças mortas, teve a prisão temporária mantida pela Justiça após passar por audiência de custódia. Ela também era mãe de outras duas vítimas. A oitava pessoa que morreu é Maria Jocilene que também fazia parte do convívio familiar. 

Maria dos Aflitos, presa nesta sexta-feira, 31, é esposa de Francisco de Assis, que está custodiado desde o dia 08 de janeiro. 

Os casos de envenenamento na família iniciaram ainda em agosto. As primeiras vítimas foram duas crianças de 7 e 8 anos. À época, uma vizinha chegou a ser presa suspeita de dar cajus envenenados para os irmãos. Mas, este ano, a Polícia Civil reconheceu que ela foi presa erroneamente e a Justiça determinou a soltura da mulher, após resultado de um exame que comprovou que não havia veneno nas frutas. 

Já no dia 01 de janeiro de 2025, os casos de envenenamento na família retomaram. Uma substância comum em veneno para ratos foi colocado no baião de dois consumido pelas vítimas. Mais cinco pessoas morreram. 

A última vítima é Maria Jocilene que morreu no último dia 24 após passar mal durante um café na casa da família. 

Vítimas do envenenamento em Parnaíba/Reprodução 

À TV Cidade Verde, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, indicou que o envenenamento coletivo podia ter mais de um suspeito e que até o próprio modo de agir apontava que houve a tentativa de camuflar a autoria. Informações Cidadeverde.com

Matriarca de família envenenada passa por audiência e permanecerá presa

Maria dos Aflitos da Silva, 52, passou por audiência de custódia na manhã deste sábado, 1º, e permanecerá presa temporariamente por 30 dias. A suspeita, investigada no caso dos envenenamentos ocorridos em Parnaíba, no litoral do Piauí, será transferida para a Penitenciária Mista, onde cumprirá a prisão determinada pela Justiça.

Maria dos Aflitos da Silva, 52, passou por audiência de custódia e permanecerá presa temporariamente por 30 dias/Reprodução 

A prisão de Maria dos Aflitos aconteceu na sexta-feira (31), em cumprimento a um mandado de prisão temporária. Ela é suspeita de participação no crime que vitimou cinco pessoas da mesma família, incluindo sua própria filha.

O marido dela, Francisco de Assis Pereira da Costa, está preso como principal suspeito do crime. Outros familiares também foram levados à delegacia para prestar depoimento.

A Polícia Civil informou, em nota, que detalhes do caso só serão divulgados após a conclusão do inquérito, mas as investigações apontam que Francisco de Assis teria fingido comer o alimento contaminado ou ingerido apenas uma pequena quantidade.

O Crime

Reprodução 

O caso ocorreu no dia 1º de janeiro, quando nove pessoas da mesma família foram hospitalizadas com sintomas de envenenamento após consumirem arroz contaminado com uma substância tóxica semelhante ao chumbinho. Maria dos Aflitos não teria ingerido o alimento.

Cinco das vítimas faleceram, e a morte de uma sexta pessoa, Maria Jocilene da Silva, ex-nora de Maria dos Aflitos, também está sob investigação. Jocilene teve alta após o primeiro internamento, mas voltou ao hospital no dia 22 de janeiro e faleceu dois dias depois, em 24 de janeiro.

Com a prorrogação da prisão de Maria dos Aflitos, a polícia busca esclarecer qual teria sido seu papel no crime e se existem outros envolvidos. Informações Portal Lupa 1 

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Luís Correia

A Polícia Militar do Piauí prendeu, na madrugada deste sábado, 1º, um homem suspeito de tráfico de drogas durante uma operação em Luís Correia, no litoral do estado.

Material apreendido pela polícia/Reprodução 

Segundo a Força Tática do 24º Batalhão de Atalaia, as equipes realizavam diligências na região quando avistaram dois homens em atitude suspeita. Um deles foi capturado.

Com o suspeito, os policiais encontraram 48 pedras de crack, 35 porções pequenas e uma porção maior de maconha.

O homem foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba e autuado por tráfico de drogas. O outro suspeito, que conseguiu fugir, segue sendo procurado pela polícia. Informações Portal Lupa 1 

Polícia recupera seis motocicletas roubadas no Norte do Piauí durante a Operação Rastreados

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou, neste sábado (01), a 12ª fase da “Operação Rastreados”, com o objetivo combater o roubo, furto e adulteração de veículos. A ação ocorreu nas cidades de Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí.

12ª fase da Operação Rastreados/Divulgação PC-PI

Durante a ação, foram realizadas verificações em veículos estacionados em vias públicas. Além disso, equipes volantes reforçaram as abordagens afim de identificar veículos roubados e adulterados.

A polícia realizou ações educativas voltadas à conscientização da população onde foram distribuídos materiais informativos que ressaltam a importância da legalidade nas transações de compra e venda de veículos, incentivando a colaboração dos cidadãos no combate à criminalidade.

12ª fase da Operação Rastreados/Divulgação PC-PI

Até o momento, seis motocicletas foram recuperadas e seis pessoas foram conduzidas pelo crime de receptação qualificada.

De acordo com o coordenador da FEISP, delegado Roni Silveira, a “Operação Rastreados” se tornou um pilar fundamental no enfrentamento do roubo e furto de veículos no Piauí.

“Não se trata apenas de recuperar veículos, mas de desarticular redes criminosas especializadas nessa prática criminosa que tanto prejudica a população. Vale ressaltar, que essa ação é um esforço contínuo que envolve uma integração das forças de segurança, e a participação de toda a sociedade é essencial para que possamos alcançar resultados ainda mais significativos”, pontuou o delegado.

12ª fase da Operação Rastreados/Divulgação PC-PI

A operação foi realizada com a colaboração de diversos órgãos de segurança, entre eles, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI), Perícia Criminal e Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI). Informações Portal Lupa 1