A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 19, uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em estelionato. O grupo criminoso atuava em diversos estados e aplicava golpes em familiares de pacientes internados em hospitais.
![]() |
Criminosos atuavam em diversos estados e aplicavam golpes em familiares de pacientes internados em hospitais/Reprodução |
O caso ganhou notoriedade em maio de 2024, quando uma família denunciou ter sido vítima da quadrilha enquanto um parente estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina. Os criminosos, que tinham acesso a prontuários médicos sigilosos, entravam em contato com os familiares, se passando por funcionários do hospital e solicitando pagamentos sob a justificativa de custear tratamentos.
As investigações apontaram que o grupo criminoso operava a partir do estado do Mato Grosso, onde foram cumpridos cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão em parceria com a DRCI daquele estado. Entre os alvos da operação, estão cinco mulheres suspeitas de integrarem a quadrilha.
O delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, destacou que a quadrilha não limitava suas ações ao Piauí. "Recebemos diversas denúncias de vítimas que relataram ter recebido ligações de supostos médicos solicitando pagamentos para exames e cirurgias em hospitais de todo o Brasil. Agora, com as apreensões de celulares e documentos, aprofundaremos as investigações para identificar outros envolvidos", afirmou.
![]() |
Polícia desarticula quadrilha que aplicava golpes em pacientes de hospital no PI/Reprodução |
Ainda de acordo com a polícia, não se descarta a hipótese de que os prontuários tenham sido vazados na DeepWeb, facilitando o acesso dos criminosos a informações sigilosas de pacientes.
A operação segue em andamento, e mais detalhes deverão ser divulgados após a análise das provas recolhidas. Informações Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário