O estado do Piauí ganhou mais uma vez destaque em rede nacional na manhã deste sábado, 5, durante o telejornal Bom Dia Sábado, da TV Globo. A reportagem evidenciou a metodologia de rastreamento e recuperação de celulares roubados, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública do estado, que tem se tornado referência no combate a esse tipo de crime no país.
![]() |
O Piauí ganhou mais uma vez destaque em rede nacional/Reprodução |
A ação integra diferentes setores da segurança pública e utiliza tecnologia e inteligência policial para localizar aparelhos roubados ou furtados e desarticular redes de receptação. De acordo com a SSP-PI, o projeto já tem apresentado resultados expressivos e tem servido de modelo para outros estados brasileiros.
A política de combate ao roubo e furto de celulares no Piauí tem apresentado resultados expressivos. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados entre os anos de 2022 e 2024. Os dados mostram uma evolução significativa na recuperação de celulares. Em 2022, foram resgatados 980 aparelhos. Já em 2024, esse número saltou para 6.291, representando um aumento expressivo.
Além disso, o número de roubos e furtos caiu de forma considerável. Em 2022, foram registrados 14.023 casos, enquanto em 2024 esse número caiu para 8.307 — uma redução de quase 41%.
A iniciativa faz parte de uma política pública mais ampla, que busca não apenas punir os responsáveis, mas também recuperar os bens das vítimas e enfraquecer o comércio ilegal de aparelhos eletrônicos.
Governo passa a enviar mensagens aos celulares roubados
O governo federal começou a enviar mensagens via WhatsApp ou SMS para celulares com registro de roubo ou furto, como parte do programa Celular Seguro. O objetivo é orientar o atual portador a devolver o aparelho voluntariamente em uma delegacia.
A ação busca alcançar pessoas que, muitas vezes, não sabem que compraram um celular com restrição. Por isso, o conteúdo da mensagem terá caráter informativo, sem tom de ameaça ou intimidação legal, como acusações de receptação. Informações Conecta Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário