terça-feira, 9 de dezembro de 2025

DRACO vai investigar ameaças de morte contra o delegado Charles Pessoa

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, determinou que o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) assuma as investigações sobre as ameaças de morte feitas contra o delegado Charles Pessoa, consideradas pela Segurança Pública como tentativas de intimidação ao trabalho de combate às facções criminosas no Estado.

Luccy Keiko, Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí/Reprodução Lucas Dias GP1

Luccy Keiko afirmou que as mensagens que passaram a circular em grupos de WhatsApp e outros ambientes virtuais, logo após a atuação do delegado na região Litoral do Piauí, estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que atua de forma imediata. “Alguns indivíduos, sem qualquer responsabilidade, têm lançado ameaças contra profissionais da Segurança Pública. Tomamos conhecimento dessas mensagens, que circularam em grupos e redes sociais. O delegado Charles integra conosco a Cúpula da Secretaria de Segurança, e acompanhamos tudo de perto”, destacou o delegado-geral.

Segundo o delegado-geral, assim que o caso chegou ao conhecimento da cúpula da Segurança Pública, o DRACO, sob o comando do delegado Laércio, foi designado para conduzir a investigação. “Estamos absolutamente tranquilos. Quem ameaça um profissional da Segurança Pública, especialmente alguém como o delegado Charles, que se tornou um símbolo no combate às facções, não ameaça apenas a ele, mas o delegado-geral, o comandante-geral, o secretário de Segurança, o Judiciário e o próprio Estado de Direito”, disse Luccy Keiko.

Keiko ressaltou que, enquanto as ameaças circulam, as forças de segurança já atuam de forma integrada, identificando os suspeitos. “Nós já estamos investigando, monitorando, localizando e identificando os responsáveis. Facção aqui no Piauí nós conhecemos muito bem e vamos identificar qualquer autor de ameaça contra qualquer agente. Não temos medo nem receio. A polícia aqui comanda a Segurança Pública”, pontuou o delegado-geral.

As mensagens atribuídas aos criminosos ainda são tratadas como preliminares, mas incluem frases como “o Charles está decretado”. A Polícia Civil monitora grupos e perfis para identificar a origem das ameaças.

O delegado-geral também reconheceu que as ameaças podem ter relação com a operação realizada recentemente no litoral piauiense, que apreendeu uma tonelada de entorpecentes, causando prejuízo milionário às facções. “Nossos delegados e policiais são conhecidos. Às vezes, tentam personalizar o ataque em alguém. O delegado Charles, pelo trabalho que realiza no DRACO, tornou-se muito conhecido. Mas deixo claro: mexeu com qualquer um de nós, mexeu com toda a Secretaria de Segurança e com o Estado de Direito”, finalizou o delegado-geral Luccy Keiko.

“Estamos de malas prontas para retornar ao litoral”, diz Charles Pessoa

O delegado Charles Pessoa comentou o assunto e afirmou que não se deixará intimidar após novas ameaças atribuídas a grupos criminosos. Reconhecido pelo trabalho à frente de operações de enfrentamento ao crime organizado, ele reforçou que a resposta da Segurança Pública será firme. “Nós combatemos as facções criminosas há 16 anos. Não é uma missão fácil. Essas organizações são extremamente violentas e covardes. Ao longo desse período, perdemos cinco irmãos que atuavam diretamente nesse enfrentamento aqui no Piauí”, disse Charles Pessoa.

O delegado destacou que, mesmo diante das tentativas de intimidação, a postura das forças de segurança permanece constante e as equipes do DRACO já se preparam para retornar ao litoral do Piauí. “Nenhum tipo de ameaça fará com que qualquer agente da Segurança Pública recue de suas atribuições. Pelo contrário, isso nos motiva ainda mais, porque sabemos que estamos defendendo as famílias piauienses e garantindo segurança à nossa população. Se vocês, criminosos, imaginaram que iriam me intimidar, saibam que estão enganados. Podem ter certeza: já estamos de malas prontas para retornar ao litoral e mostrar, mais uma vez, a força da Segurança Pública do Piauí”, finalizou o delegado Charles Pessoa. Com informações do Portal GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário