A Polícia Rodoviária Federal interceptou um caminhão que transportava 1.500 kg de tilápia viva de forma imprópria na noite desta terça-feira, 17, na BR-343, no município de Piripiri (PI). A carga está avaliada em R$ 15 mil.
![]() |
| Carga de peixe imprópria para o consumo apreendida pela PRF-PI/Reprodução PRF-PI |
Segundo a PRF, a carga estava acondicionada em nove contentores para transporte a granel e possuíam identificação para transporte de produtos perigosos, inclusive um deles estava rotulado com selo ONU 1831, correspondente ao ácido sulfúrico. Os recipientes teriam sido usados anteriormente para o transporte de ácido sulfúrico, o que tornou os peixes impróprios para consumo.
Os quatro homens que estavam no veículo informaram que os contêineres foram adquiridos em Parnaíba e que os peixes foram comprados em Campo Maior, com destino ao comércio local de Parnaíba. Os peixes seriam comercializados no litoral do estado.
Conforme a legislação vigente, esse tipo de recipiente não pode ser reutilizado para o transporte de alimentos, mesmo após procedimentos de limpeza ou descontaminação.
![]() |
| Caminhão parado no posto de fiscalização da PRF-PI/Divulgação PRF-PI |
Diante da irregularidade, a PRF enquadrou o caso, a princípio, no crime de vender, expor à venda ou entregar mercadoria em condições impróprias ao consumo. A carga foi apreendida e está sendo encaminhada para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), em Parnaíba, para o descarte adequado dos peixes, garantindo a proteção da saúde pública. Com informações do Portal Cidadeverde.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário