quarta-feira, 7 de junho de 2017

Saúde confirma surto de caxumba com 257 casos neste ano no PI

Editado por ParnaíbapontoCom |
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na tarde desta quarta-feira(07), surto de caxumba (varicela) no Piauí, com 256 casos. No ano passado, os casos de varicela já tinham sido 1.443. A Secretaria Estadual de Saúde informou que foram notificados quatro casos de sarampo. A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Amélia Costa, afirma que os quatro casos de suspeita de sarampo aguardam resultados laboratoriais para a confirmação ou não, mas foram investigados e descartados pelos aspectos simples.
Em 2016 foram notificados cinco casos suspeitos de sarampo, mas todos foram descartados. Amélia Costa informou que em relação ao sarampo, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença, no dia 27 de abril. Amélia Costa afirmou que o aumento dos casos de varicela está relacionado com as chuvas e variação de temperatura. “É uma doença sazonal. O aumento dos casos está relacionado com as chuvas e a variação da temperatura nessa época do ano”, falou Amélia Costa.
A varicela é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus (herpesvirus varicellae ou V.Z.). Esta doença afeta principalmente crianças menores de 10 anos. A transmissão da varicela pode ocorrer através de gotículas de uma pessoa para outra por espirros, tosse ou ao compartilhar alimentos ou objetos. Os primeiros sintomas da varicela (catapora) são : dor de cabeça, febre leve ou erupção cutânea.
A varicela pode levar a complicações graves, especialmente em adultos devido ao risco pulmonar, cérebral (encefalite) ou na pele. As crianças também podem sofrer dessas complicações, mas nelas são muito mais raras. A catapora em uma mulher grávida pode levar a malformação fetal. O tratamento da varicela é sintomático, principalmente com o uso de cremes ou loções que secam, desinfectam e aliviam as lesões da varicela. Você também pode usar anti-histamínicos contra a coceira e paracetamol contra dor e febre.
Imagem Ilustrativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário