quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ex-presidente Lula chega ao Piauí na sexta-feira. Veja a programação dos atos prós e contras

Edição Teodoro Neto |
Ex-presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deve chegar ao Piauí na próxima sexta-feira (01). A visita do ex-chefe do Estado acontecerá por meio da caravana “Lula pelo Brasil”, na qual ele tem objetivo de percorrer os nove estados do Nordeste.
Conforme divulgado pelo Diretório do PT no Piauí, ele visitará, inicialmente, o município de Marcolândia onde participará, às 9h, do ato “Mais Energia para o Brasil e o Piauí Crescer”, na área do Complexo Eólico Chapada do Piauí II e III.
Picos
Depois, ele seguirá para a cidade de Picos para receber o Título de Cidadão Picoense, às 19h. Ainda em Picos, ele fará visitas, no sábado (02), a Casa Apis, a Feira de Potencialidades e também participará do ato “mais Empreendedorismo para Mais Emprego”.
Teresina
Ainda no dia 02, o ex-presidente irá a Teresina onde será recebido na Praça Central do Esplanada, próximo à Vila Irmã Dulce, às 17h. Durante à noite, Lula participará de um jantar de adesão para novas filiações ao Partido dos Trabalhadores (PT), no clube da APCEF.
Altos
Já no domingo (03), Lula irá para Altos para o ato “Mais Habitação, Mais Cidadania” e também para receber o título de cidadão Altoense, no Ginásio Guilherme Melo.
Teresina e Timon
No mesmo dia, ele retorna para Teresina, para o ato “O Brasil Não Abre Mão do Seu Futuro”, às 10H,  e deverá ir ainda para o município de Timon, no Maranhão, receber o título de cidadão timonense.
Polêmica do Título na UFPI
No último dia de visita ao Piauí, na segunda-feira (04), o ex-presidente Lula receberá o Título Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal Piauí (Ufpi). Comenda essa que está gerando polêmica no estado: o Movimento Vem Pra Rua entrou com uma ação popular para que ele não receba o mencionado título.
Segundo a médica Adriana Sousa, uma das líderes do grupo no estado, a ação foi motivada por questões morais. “O ex-presidente Lula vem, cinicamente, fazer uma campanha extemporânea no Piauí. Um sujeito que é réu por corrupção não pode se utilizar de uma instituição pública, como a Ufpi, para receber uma das maiores honrarias que um cidadão pode ganhar. Ele não merece e nós, por questões morais, não vamos admitir que ele manche a imagem desta universidade. Estamos otimistas”, pontuou.
Polêmicas envolvendo a visita de Lula ao Piauí
Protestos
O Vem Pra Rua está organizando uma manifestação durante a passagem do ex-presidente Lula no Piauí. A organização pede doações para a realização do protesto.
“As doações são mais de material gráfico e para garantir a segurança de quem participa porque constantemente sofremos ameaças dos petistas intolerantes que não aceitam um posicionamento contrário ao deles. O vereador Dudu está até falando como se nós fôssemos terroristas, sendo que frequentemente  nos deparamos com eles tentando impedir os nossos protestos”, destacou.
Segundo a líder do movimento, Adriana Sousa, o ex-presidente Lula será recepcionado com uma surpresa. “Realizaremos o protesto na chegada dele, e vamos anunciar amanhã, um surpresa que se refere ao nosso apoio à Lava Jato e em homenagem ao juiz Sérgio Moro”, disse.
Vereador diz que acionará órgãos federais contra movimentos que impeçam caravana de Lula no Piauí
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), declarou que irá acionar os órgãos de segurança do Estado para trabalharem contra os movimentos em desfavor da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí. O anuncio foi feito em vídeo, compartilhando nas redes sociais, em que demostra insatisfação aos protestos desfavoráveis a chegada do ex-presidente e afirmou que não irá aceitar as intimidações.
“Estamos organizando a vinda de Lula ao Piauí e essa não é a primeira vez e nem a última. O lula anda no Piauí, anda em Teresina, desde a fundação do PT. Então ele volta de novo para discutir com a sociedade e filiado. E nós não vamos aceitar intimidação e esse tipo de ofensiva que querem fazer.
No relato, o Dudu faz a denúncia citando especificamente as ações da médica Adriana Sousa, que foi candidata à vereadora nas últimas eleições, esta levantando fundos para que pessoas contribuam com as ofensivas na caravana de Lula".
Robert Rios diz que é campanha eleitoral
O deputado estadual Robert Rios (PDT), um dos políticos que mais faz oposição ao governo do PT no Piauí, encaminhou um ofício ao Procurador Regional Eleitoral, Israel Gonçalves Santos Silva, solicitando que ele impeça a suposta campanha eleitoral do ex-presidente Lula (PT) no Piauí. O parlamentar se refere à visita de Lula a Teresina para receber o Título de Doutor Honoris Causa, que deverá ser concedido pela Universidade Federal do Piauí.
Para Robert Rios, isso revela uma campanha eleitoral irregular. “Solicito a vossa excelência no sentido de coibir campanha eleitoral antecipada ilegal e outras ações irregularidades no estado do Piauí, pelo senhor Inácio Lula da Silva”, diz o deputado no documento. Informação do Portal AZ

Programação
Imagem: Divulgação/PT Piauí
Adriana Souza, Lider do movimento Vem Pra Rua 
Vereador Dudu (PT), não vamos aceitar intimidação e esse tipo de ofensiva que querem fazer

Robert Rios diz que é campanha eleitoral 

Um comentário: