terça-feira, 26 de setembro de 2017

Filme de piauienses ganha dois prêmios no 50º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

Edição Teodoro Neto |
Foto: Divulgação
O filme Carneiro de Ouro, produzido no sertão do Piauí, conquistou dois importantes prêmios no disputado Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, na sua 50ª edição: o prêmio de melhor diretora de curta-metragem, para a cineasta piauiense Dácia Ibiapina, e o troféu de melhor curta-metragem brasileiro pelo Júri Popular, na Mostra Competitiva. Os filmes vencedores foram anunciados na noite deste domingo (24), durante festa de encerramento para convidados no Cine Brasília, no Distrito Federal.
O documentário Carneiro de Ouro (25 minutos), dirigido por Dácia Ibiapina, recebeu o prêmio de Estímulo ao Curta-metragem, no valor de R$ 40 mil, levando para casa um troféu Candango e ainda um troféu Câmara Legislativa, acompanhado de uma premiação no valor de R$ 12 mil.
Dedé Rodrigues é o personagem principal do documentário, realizador que produz com poucos recursos no sertão do Piauí. Seus filmes atraem multidões, em especial, a trilogia “Cangaceiros Fora de Tempo”.
Depois que a diretora Dácia Ibiapina fez seus agradecimentos, o público gritava “Fala, Dedé!”. Carismático e uma das maiores revelações durante o festival, Dedé Rodrigues emocionado disse que realizou um grande sonho. “Vocês estão pensando que eu vou chorar, né? Vou não! A alegria é grande. É Piauí! É Piauí!”, declarou.
Carneiro de Ouro é um dos filmes de uma série que discute a produção audiovisual na região de Picos, considerada por alguns como a “Bollywood do sertão piauiense”, em virtude do seu alto volume de produções audiovisuais.
“Obrigada pessoas queridas. A passagem de Dedé Rodrigues pelo Cinquentenário do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi como a aparição de um cometa. Desconfio que outro Dedé só daqui a 50 anos. Obrigada pelos parabéns. Sem falsa modéstia. O filme é lindo”, agradeceu Dácia Ibiapina.
Em entrevista ao Portal AZ, Dedé Rodrigues fez questão de destacar o grande inspirador de seu trabalho: o cineasta maranhense-piauiense Cícero Filho, diretor de “Ai que Vida!” e outros filmes.
Dedé Rodrigues levou pra Brasília vários DVDs dos seus quatro filmes. Todos foram vendidos. O seu próximo longa-metragem de ficção será lançado em Sussuapara, 317 km de Teresina, no dia 12 de outubro. Informações Portal AZ
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário