quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Piauí registrou semana com mais focos de calor do ano, em setembro


Edição Parnaibapontocom
A semana de 17 a 23 de setembro foi a de maior índice de focos de calor deste ano no Piauí. Somente nesta semana, segundo Gildênio Sousa, coordenador estadual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) no Piauí,  o número de focos em apenas sete dias foi considerado maior do que a leitura mensal normal do ano.
Para o coordenador esse aumento é visto com preocupação, é o uso incontrolável do fogo, provocado principalmente pela ação do homem.
"Dentro desse período, de 17 a 23, foram 1,132 focos, o que corresponde a 18%  dos focos de todo o ano, até agora, se concentrou nesta semana. Isso é um dado, uma leitura preocupante, porque isso é um indicativo de mês, de julho ou agosto. Praticamente, em uma semana de setembro queimou praticamente agosto do ano passado", alerta Gildênio.
Os dados apresentados foram obtidos por meio dos satélites de referência aquatard, que faz uma leitura objetiva dos focos, ignorando os falsos alarmes. 
O coordenador esclarece que a expressão foco de calor é usada porque não há uma confirmação exata se a área afetada passa por um incêndio ou por uma queimada, isto é, não existe uma interpretação se o fogo está sob controle ou não.
Segundo Gildênio, o Piauí já registrou 6.203 focos de calor do dia 1º de janeiro a 25 de setembro deste ano; o dobro se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2017, foram 3.852 focos.
"Representa um aumento de quase 60%, que já era esperado porque a vegetação cresceu e tivemos uma estação seca mais prolongada", argumenta o coordenador.
"A diferença também ocorreu devido a consolidação do El Niño, que não tivemos no ano passado.  Em 2018, tivemos La Niña com chuvas mais regulares. Esse ano com o El Niño estamos com condições atmosféricas mais acentuadas com a umidade relativa do ar muito baixa, uma forte radiação solar e as temperaturas mais elevadas, características dessa estação de seca mais longa".
Até o dia 25 de setembro, os municípios com uma leitura mais crítica de focos de calor são: Floriano, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Jerumenha, Sebastião Leal, e Canto do Buriti.
A preocupação do Prevfogo, do Ibama inclui o aumento dos focos de calor e as limitações emergenciais para combatê-los, tanto o quantitativo como o acionamento.
São várias brigadas (do Estado, de Voluntários, e de alguns municípios), mas devido a ampliação dos focos a quantidade de combatentes poderá não ser suficiente.
Ele alerta para a queimada controlada, com autorização dos órgãos competentes, e o cuidado de não provocar incêndios, que é considerado crime, pode ajudar a diminuir os focos. 
"É preciso retomar o planejamento e a execução do plano estadual  de ação de controle de queimadas e combate aos incêndios  Portanto, das atividades de cada membro dos entes federativos envolvidos, como também da sociedade civil", comentou.
Informações Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário