terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Chuva com granizo e vento arranca portões, teto de igreja e causa destruição no Piauí

Um temporal com granizo causou destruição na cidade de São João do Piauí, no interior do estado. A forte chuva, da tarde desta segunda-feira, 15, arrancou portões, árvores, teto de residência e até da Paróquia de São João Batista.


Reprodução 

De acordo com o climatologista Werton Costa, foram registrados 21 mm e ventos de quase 100 km/h.

A chuva deixou moradores assustados. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a dimensão dos estragos.

"O vento estava muito veloz e intenso. Escutamos um barulho e percebemos que era o forro e as telhas da área da nossa casa que estava caindo. Ficou bastante danificado. Perdemos várias telhas. Estamos agora tentando resolver o problema. Graças a Deus estamos bem, pois havíamos saído pouco tempo da área. Quando abrimos a varanda, vimos algumas pedrinhas de gelo", relatou a psicóloga Vanessa Oliveira.

Ela afirmou que tudo ocorreu de forma muito rápida e que foram registrados vários prejuízos pela cidade.


Reprodução 



Reprodução 




Reprodução 


"Foi muito rápido, apesar de ter sido bem intensa. Porque durou mais ou menos uma meia hora no máximo. Só que o vento estava muito veloz e eu acredito que por conta de ter sido granizo a gente sente mais o barulho, e os danos também são bem maiores. Então ficou todo mundo assustado, porque realmente foi bem impactante o barulho, a intensidade, o vento. E logo acabou. Na cidade, pelo que eu vi, também teve alguns desastres. Muitas árvores caídas, outros lugares teve o forro, o teto também bastante danificado", afirmou.

Prefeitura adota providências

A secretária municipal de Infraestrutura e Controle Viário, Kenya Soares, afirmou ao Cidadeverde.com que equipes da prefeitura já visitaram alguns locais afetados.


Reprodução 

"Na tarde desta segunda-feira, aqui em São João do Piauí, tivemos uma chuva atípica para o mês de janeiro, e essa chuva trouxe algumas consequências para a nossa cidade, tivemos muitas árvores que caíram e causaram transtornos, telhados também foram atingidos, alguns prédios públicos também, e, diante da situação, o prefeito Ednei Amorim solicitou que as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Controle Viário, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que fizessem uma ronda na cidade para poder ver os danos causados pelas chuvas. Então, nós fizemos essas visitas em alguns bairros da cidade. Onde a gente recebeu o vídeo, fizemos essa visita.Também tivemos relatos de árvores que caíram nas estradas vicinais da zona rural de São João do Piauí. As equipes das secretarias estão se mobilizando para, a partir de amanhã, estar devolvendo essas vias à trafegabilidade, e também à questão da remoção dessas árvores", afirmou.

Ela pede que a população tambémentre em contato para informar sobre locais onde a chuva causou prejuízos.

"A gente se coloca à disposição da população através do número da Ouvidoria do município [89 99441-7776] para caso tenha algum relato de árvore caída ou local que oferece algum tipo de risco, possa estar entrando em contato com a gente para que possamos buscar resolver a situação", disse a secretária.

Alerta de chuvas

Todo o estado do Piauí está com alerta amarelo de chuvas até terça-feira (16), segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de chuva entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cuidados:

• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nenhum comentário:

Postar um comentário