O professor João Paulo Sales Macedo foi nomeado reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) para um mandato de quatro anos à frente da instituição. O ato de nomeação é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado na edição desta quarta-feira, 24, do Diário Oficial da União.
João Paulo Sales é o primeiro reitor nomeado para a instituição. Ele é professor do curso de Psicologia, tem graduação em Psicologia com mestrado e doutorado na área/Reprodução |
O reitor está em Brasília, onde participa da reunião da Associação Nacional dos Dirigente das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e falou sobre sua nomeação.
"É uma honra servir a nossa comunidade acadêmica e dar o nosso melhor para ofertar educação superior pública de qualidade e, socialmente, referenciada no estado do Piauí. Agradeço a minha família, em especial a minha esposa Sariny e meus filhos Heitor e Henri e a todos e todas que emanaram os melhores propósitos para chegarmos no dia de hoje, com esta belíssima vitória para a universidade", disse o reitor.
Decreto de nomeação de João Paulo Sales/Reprodução |
João Paulo Sales é o primeiro reitor nomeado para a instituição. Ele é professor do curso de Psicologia, tem graduação em Psicologia com mestrado e doutorado na área.
O professor já exercia a função pró-tempore há cerca de um ano, quando substituiu o professor Alex Marinho, afastado em meio a uma investigação por estelionato.
A primeira eleição para o cargo de reitor e vice-reitor da UFDPar foi realizada em outubro do ano passado. No pleito, duas chapas disputaram a preferência do eleitorado. A chapa 2, encabeçada pelo professor João Paulo, obteve 40,91%. Após a eleição, os nomes dos pleiteantes ao cargo foram encaminhados, em lista tríplice, para que o presidente Lula pudesse escolher e nomear o primeiro reitor da UFDPar.
A UFDPar foi fundada em 11 de abril de 2018, com o desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em setembro 2019 foi iniciado o processo de transição para a efetivação da nova universidade. Esse processo foi concluído em julho de 2023.
No período de transição, o professor Alexandro Marinho de Oliveira, assumiu a gestão da instituição como reitor pró-tempore. E ficou no cargo até o dia 26 de janeiro de 2023, quando foi exonerado. Em seu lugar, assumiu João Paulo Macedo, também na condição de reitor pró-tempore.
João Paulo Sales será empossado em fevereiro, em solenidade que será realizada em Brasília. Após esse ato, acontece a solenidade de posse na própria UFDPar, para a comunidade acadêmica, entretanto a gestão tem início hoje com a publicação da nomeação no diário oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário