sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Governo declara estado de calamidade após chuvas desalojarem centenas em Picos

Após as intensas chuvas dos últimos dias que atingiram a cidade de Picos e deixaram várias pessoas desabrigadas, o governo do Piauí decretou, na manhã desta sexta-feira, 17, estado de calamidade. A decisão foi solicitada pela Defesa Civil do estado e acatada pelo governador em exercício, Themístocles Filho.

Mais de mil pessoas foram afetadas pelos impactos causados pelas fortes chuvas. Alagamentos e correntezas severas já deixaram mais de 400 pessoas desabrigadas no município. Os temporais na região já eram esperados, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), porém ganhou força diante do choque com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Bombeiros auxiliando desabrigados pelas chuvas em Picos/Reprodução 

A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros já foram mobilizados para auxiliar a população atingida. Ainda nessa quinta-feira, 16, o governo do Estado criou um comitê de crise para enfrentar os impactos diretos causados pelas chuvas. No mesmo cenário, o prefeito de Picos, Pablo Santos foi à Brasília para tratar de medidas emergenciais ligados às enchentes.

A Defesa Civil alerta a população sobre medidas de segurança durante chuvas intensas:

  • Fortes chuvas: Busque locais seguros se o nível da água subir. Não permita que crianças brinquem em enxurradas ou córregos, evitando riscos de afogamento e doenças como hepatite e leptospirose.
  • Tempestades: Permaneça em áreas seguras, evite locais abertos, árvores, placas ou objetos soltos. Feche portas e janelas e não manuseie aparelhos elétricos.
  • Alagamentos e enxurradas: Evite contato com a água e não trafegue em áreas alagadas ou pontes submersas.
  • Deslizamentos: Atente para movimentos de terra, inclinação de postes ou árvores. Saia de casa e acione autoridades competentes.
  • Após as chuvas: Não use equipamentos elétricos molhados e tenha cuidado com a água de consumo, que pode estar contaminada.

Em emergências, contate o Corpo de Bombeiros (193/190) ou a Defesa Civil (199). Informações Conecta Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário