quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Piauí adere ao uso de câmeras corporais e treinamentos para policiais nesta quarta (19)

O estado do Piauí oficializa, nesta quarta-feira, 19, a adesão ao Programa de Uso da Força e ao convênio para a implementação de câmeras corporais para policiais. A solenidade acontece às 8h30, na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), as iniciativas têm o objetivo de aprimorar as práticas de segurança e aumentar a transparência nas ações das forças policiais do estado.

O estado do Piauí adere ao Programa do uso de câmeras corporais para policiais/Reprodução 

O governador Rafael Fonteles, que participará do evento, destacou que a implementação será gradual e enfatizou a importância da tecnologia no combate à criminalidade.

“Será um processo gradativo. Essa medida é importante para as forças de segurança e para os cidadãos de forma geral. Como sempre defendemos, os investimentos em tecnologias, inteligência e integração são o melhor caminho para combater a criminalidade. O Piauí tem conseguido reduzir os indicadores de homicídios por dois anos consecutivos, com queda superior a 10%, além da redução de crimes como roubo e furto, especialmente de celulares, com queda acima de 40%. Isso é resultado do forte investimento na área e da atuação firme contra o crime organizado, por meio de operações integradas que resultam na prisão de criminosos. Essa é a nossa prioridade absoluta”, afirmou o governador.

Segundo a SSP-PI, o Programa de Uso da Força garantirá que os profissionais da segurança sejam treinados conforme os padrões estabelecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

“O objetivo é aprimorar as abordagens policiais, garantindo mais segurança tanto para a população quanto para os agentes”, destacou a SSP-PI em nota.

Já a implementação das câmeras corporais busca reforçar a transparência e a segurança das operações policiais no Piauí.

“A tecnologia permitirá maior controle e monitoramento das ações, contribuindo para a proteção dos profissionais e da sociedade”, ressaltou a SSP-PI.

Suporte psicológico para profissionais da segurança

Além dessas iniciativas, durante a solenidade também será formalizada a adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line para Profissionais de Segurança Pública (Escuta SUSP). O programa, desenvolvido pelo Governo Federal, oferece suporte psicológico especializado aos agentes da segurança pública.

Com a adesão do Piauí, policiais civis, militares, bombeiros, peritos e policiais penais terão acesso a atendimento psicológico on-line e protocolos de intervenção para redução do sofrimento psicológico decorrente da atividade profissional. Informações Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário