quinta-feira, 31 de julho de 2025

Policial salva recém-nascido com manobra de desengasgo em Cocal

Um bebê de apenas sete dias de vida foi salvo por uma equipe do 31º BPM após se engasgar em Cocal, município localizado a cerca de 263 km de Teresina. Após o atendimento, o recém-nascido foi encaminhado a um hospital e liberado em seguida.

Policial realizando manobra de desengasgo em recém-nascido/Reprodução 

A situação foi registrada na manhã desta quarta-feira, 30, após familiares acionarem o batalhão. De acordo com a soldado Juliane Marinho, que participou do atendimento da ocorrência e realizou as manobras de desengasgo, a equipe encontrou o bebê com sinais de obstrução das vias respiratórias.

“Um familiar nos acionou por telefone, bastante desesperado, dizendo que havia um bebê engasgado. Pedimos calma e tentamos orientar, mas ela estava muito nervosa e não conseguiu fazer nada. Fomos ao local e encontramos o bebê praticamente sem vida, todo roxinho”, relatou a policial.

De imediato, a soldado iniciou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa engasgada. “Depois que virei a criança, ela deu um chorinho bem leve. Forcei um pouco mais e ela chorou alto. Ficamos felizes que deu tudo certo”, comentou.

Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser realizada por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não profissional de saúde. Pais e cuidadores devem conhecer a técnica e saber executá-la corretamente:

Maiores de um ano: consiste em compressões abdominais, abaixo das costelas, com movimento para cima, abraçando a criança por trás, até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea e expelido pela boca.

Menores de um ano: são indicadas cinco batidas nas costas, com a criança virada de barriga para baixo e a cabeça mais baixa que o tronco, seguidas de cinco compressões no tórax, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir. Com informações do Portal Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário