O Piauí está participando ativamente de uma importante ação nacional que pode ajudar famílias a reencontrar seus entes queridos. Desde esta terça-feira, dia 5 de agosto, até o próximo dia 15, está ocorrendo a Campanha Nacional de Coleta de DNA para familiares de pessoas desaparecidas.
Campanha Nacional de Coleta de DNA para familiares de pessoas desaparecidas/Reprodução
A iniciativa do Ministério da Justiça conta com a participação da Polícia Civil do Piauí e tem um objetivo claro. Ampliar o banco de dados genéticos para cruzar informações e aumentar as chances de identificar pessoas desaparecidas em todo o país.
No estado, o trabalho está sendo coordenado pelo Instituto de DNA Forense. Familiares que já registraram boletim de ocorrência podem comparecer aos postos de coleta para fornecer amostras de material genético. Esses dados serão comparados com perfis de pessoas não identificadas em todo o Brasil.
A população pode ajudar de várias formas. Além da doação de DNA, qualquer informação sobre desaparecidos pode ser repassada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa através do disque-denúncia 181 ou pelo telefone (86) 3211-6682.
Esta campanha representa uma esperança para muitas famílias que aguardam notícias de seus parentes desaparecidos. Com a união de esforços entre governo e população, mais histórias podem ter um final feliz. Com informações do Portal Costa Norte