domingo, 17 de agosto de 2025

Sistema que reconhece ocorrências e aciona viaturas em tempo real é lançado no Piauí

Foi lançado neste sábado, 16, em Teresina, o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), que possibilita o reconhecimento facial e permite, com zoom de longo alcance, o acompanhamento de alvos a até 2,9 km. Conforme a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), 629 postes inteligentes, com 1.200 câmeras, serão distribuídos na capital.

O Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), possibilita o reconhecimento facial e permite, com zoom de longo alcance, o acompanhamento de alvos a até 2,9 km/Reprodução 

O sistema dispõe também de visão noturna com infravermelho, leitura automática de placas veiculares e análise de comportamento. O lançamento ocorreu em uma solenidade de celebração aos 173 anos de Teresina.

O investimento no SPIA, de acordo com a SSP-PI, ultrapassa os R$ 23 milhões. O processamento e a análise das imagens captadas serão feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia (Etipi).

Durante a solenidade, foi inaugurado também o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), espaço que concentra pontos de comunicação como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, além da radiocomunicação e videomonitoramento.

Sistema acionará viaturas

O SPIA deve reconhecer situações de perigo e acionar viaturas em tempo real. O objetivo é que o sistema também funcione para situações de resgate e salvamento.

"O que são as situações de perigo? Um carro com restrição de roubo e furto ou alguém com mandado de prisão em aberto passando na sua rua", explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, o delegado Anchieta Nery, em entrevista ao Bom Dia Piauí, em 16 de julho.

"Uma queda de alguém, por exemplo, que pode ter tido um mal súbito ou ter sido empurrada, gera um alerta para despachar quem tiver mais próximo para socorrer", detalhou. Com informações do Portal G1 Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário