quarta-feira, 16 de março de 2022

Telhado de galpão cedido a companhia de teatro desaba após chuvas em Parnaíba

O telhado de um galpão localizado na região do Porto das Barcas, no centro histórico de Parnaíba, no litoral do Piauí, desabou na manhã de quarta-feira,16. Não havia pessoas dentro do imóvel, onde funciona uma companhia de teatro, e ninguém ficou ferido. Informações G1 Piauí 

De acordo com a direção do Grupo de Teatro Metáfora, o desabamento aconteceu por volta das 7h. O telhado teria cedido por conta da chuva que caiu em Parnaíba na noite de terça-feira, 15.

 


Telhado de galpão cedido a companhia de Teatro desabada após chuvas em Parnaíba, no Norte do Piauí — Foto: Reprodução

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as cidades de Parnaíba e Ilha Grande registraram os maiores volumes de chuva do país nesta terça.

Em Ilha Grande foi registrado 182 mm de precipitação, cerca de 71% que era esperado para todo o mês de março. Em Parnaíba, a chuva atingiu uma média de 90 mm nas três estações da cidade.

Segundo o grupo Metáfora, o imóvel é de propriedade da Prefeitura de Parnaíba, e foi cedido para os trabalhos do grupo em 2005. Desde então, o espaço não recebeu nenhuma manutenção na sua estrutura.

“Recebemos uma concessão apenas verbal pela secretaria de cultura de Parnaíba em 2005. É uma situação de descaso do poder público que afeta não só o patrimônio como também os saberes e fazeres das artes cênicas. Fizemos o que pudemos, com os recursos mínimos que temos. Esse desabamento é extremamente triste e simbólico”, disse Fernanda Silva, diretora do grupo Metáfora.


Do outro lado da rua do galpão do grupo de teatro fica o Museu do Mar, inaugurado em 2021 pelo Governo do Piauí. — Foto: Reprodução

Segundo Fernanda, o galpão foi construído ainda no século XIX, e seu telhado se liga com os telhados dos imóveis ao redor. Com o desabamento, o imóvel ao lado, onde funciona uma cooperativa de artesãs ficou sem uma das paredes.

No início dos anos 2000, o complexo de galpões foi cedido pela Prefeitura para entidades de produção artística, como os artesãos, sapateiros e em 2005 para a companhia de teatro.

Imóveis históricos


Porto das Barcas, em Parnaíba — Foto: Magno Bonfim/TV Clube

O galpão onde funciona o Grupo de Teatro Metáfora fica na rua Merval Veras, na região histórica de Parnaíba conhecida como Porto das Barcas. O local tem dezenas de casarões e galpões construídos no século XXVIII e XIX, no início da colonização do estado.

Atualmente a região funciona como complexo turístico, com lojas de peças de artesanato, restaurantes, bares, museus e espaços para apresentações artísticas. Do outro lado da rua do galpão do grupo de teatro fica o Museu do Mar, inaugurado em 2021 pelo Governo do Piauí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário