A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), assinou o decreto com a imediata convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar do Piauí para ingressar no Curso de Formação. O documento foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 17.
O concurso da Polícia Militar para o cargo de soldado foi realizado em janeiro de 2022 e ofertou 690 vagas, que foram ampliadas para 1.000 vagas. Já para o cargo de oficial, a prova foi aplicada em outubro de 2021, com 40 vagas. Contudo, a governadora autorizou a criação de cadastro reserva, que pode chegar até 2000 candidatos, o dobro do número de vagas do certame.
O Curso de Formação possui natureza de requisito legal indispensável para ingresso no quadro de praças da Polícia Militar do Estado do Piauí, não constituindo etapa do concurso, sendo sua realização de responsabilidade exclusiva da PM-PI.
O tempo necessário à conclusão do curso de formação de soldados é estimado em nove meses. Ao g1, o comandante da Policia Militar, coronel Scheiwann, o curso para formação de novos soldados e oficiais deve ter início em novembro.
"Nós estamos em fase de finalização. Será apresentado para nós a lista final para fazermos a convocação, inicialmente é 1 mil para soldados e 40 para oficiais. Essa convocação tem um prazo e a previsão que o curso de formação comece em novembro", disse.
Os candidatos convocados deverão passar por exame de saúde (médico e odontológico), exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social para os candidatos, a se realizar no prazo máximo de 180 dias a contar da publicação do decreto.
Já os candidatos classificados após as vagas oferecidas no edital passam a integrar o cadastro de reserva para ingresso em Curso de Formação da Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário